5 Jeitos Saudáveis de Incluir a Geleia em sua Dieta

Se você é do time dos que amam geleia, mas acabam abrindo mão dessa deliciosa iguaria por causa da dieta, saiba que é possível, sim, associar a geleia à uma vida mais saudável e sem culpa!

Pois é, quer começar o dia saboreando uma deliciosa geleia, acompanhada de pães e torradinhas? Então, basta apostar nas geleias de frutas em versões naturais e sem açúcar e, assim, poder desfrutar, sem culpa, dessa delícia.

Inclusive, você pode preparar sua própria geleia, com zero açúcar e livre de conservantes, que tal?

E mais, as geleias de frutas e sem açúcar podem ser consumidas diariamente, e de várias formas e em diferentes situações, basta usar a criatividade!

Ao contrário do que muita gente pensa, as geleias não precisam ser as vilãs das dietas, elas podem ser até grandes aliadas, desde que se saiba a forma correta de implementá-las no dia a dia.

Lembrando que geleias, basicamente, são feitas de frutas inteiras ou em pedaços, ou mesmo, de polpas ou sucos, e podem não levar açúcar, mais saudáveis, para isso, basta apostar nas orgânicas e caseiras, livres de agentes químicos e trazendo um toque especial para a alimentação saudável.

Na verdade, é preciso destacar que as versões “zero”, ou seja, sem a adição de açúcar, são ótimas fontes energéticas para o corpo e podem, SIM, ser incluídas de diversas formas no dia a dia, sem comprometer a dieta. Quer saber como? Então, confira, abaixo, 5 jeitos saudáveis de incluir a geleia do dia a dia!

5 jeitos saudáveis de incluir a geleia na dieta

·       Misture geleia no iogurte grego zero

Sabia que variando no sabor você pode agregar outros nutrientes ao lanche? Então, se incluir no iogurte grego, por exemplo, uma geleia de laranja, dessa forma, estará aumenta a quantidade de vitamina C e fibras alimentares e, ou se optar pelo sabor de uva, estará potencializando a presença dos flavonoides, como o resveratrol, que é extremamente importante para a saúde do coração.

·       Acrescente geleia nas vitaminas de frutas

Experimente substituir o açúcar pelas geleias zero nas vitaminas de frutas, estará trocando o açúcar pela frutose natural contidas nas frutas. Sem falar que poderá criar combinações incríveis de vitaminas no café da manhã, tendo sempre um novo sabor para a primeira refeição do dia.

·       Aposte na geleia de frutas com torradas integrais

Porque não se jogar na forma mais tradicional de consumir geleia? Que é acompanhando torradas e, para que esse lanche fique ainda mais saudável, prefira as torradas integrais, que aumentam a quantidade de fibras da refeição, garantindo saciedade, favorecendo o trânsito intestinal e, beneficiando também, a saúde cardiovascular. Ah… se preferir, pode trocar a torrada por um pãozinho integral ou pão de milho!

·       Invista na dupla geleia e queijo minas

Já experimentou combinar geleia com queijo? Hum… a combinação doce com salgado sempre cai muito bem, não é? Além de saborosa, essa combinação traz a união do cálcio, presente no queijo, essencial para o fortalecimento dos ossos e músculos, e as geleias, por serem de fácil absorção, garantem a energia para o corpo, tornando essa dupla especialmente indicada para praticantes de atividades físicas.

·       Inclua geleia de frutas em saladas agridoces

Que tal inovar naquela entrada especial do almoço em família? Surpreenda a todos com um toque de geleia de frutas zero açúcar, sobre a mistura de folhas de alface, frutas, especiarias e temperos diversos, dando um toque todo especial à salada. Além de aumentar a ingestão de fibras importantes para o bem-estar, essa entrada é super nutritiva e deliciosa.

Ótima alternativa para diabéticos

Não só quem faz dieta sai ganhando incluindo a geleia no dia a dia, mas pessoas com histórico familiar ou em tratamento de diabetes também podem incluir essa delícia no cardápio diário, claro, desde que sejam geleias zero, elas podem perfeitamente estar presentes no plano alimentar, porém, devem ser consumidas de forma moderada. E se forem compradas prontas, a atenção aos rótulos deve ser redobrada, para garantir a ausência do açúcar no alimento. É preciso que sejam adoçadas com stévia ou sucralose, que não aumentam os níveis de glicose no sangue.

Mas, para evitar riscos, porque não fazer a própria geleia zero açúcar?

Sim, é possível fazer geleia zero açúcar em casa, por isso, resolvemos compartilhamos aqui alguns truques e modo de preparo!

Vamos mostrar abaixo como fazer geleia de morango sem açúcar, e o resultado é uma geleia caseira com o verdadeiro sabor da fruta e doce no ponto certo!

Geleia caseira de morango sem açúcar:

 

Existem várias receitas de geleia sem açúcar que usam ingredientes naturais no lugar do açúcar refinado, como o mel e as tâmaras, que também são bem aceitos numa alimentação saudável, são facilmente absorvidos pelo organismo, sem criarem picos de glicemia no sangue.

Uma dica, para deixar a geleia feita sem adição de açúcar mais consistente, é usar maçã e sementes de chia, que são dois espessantes naturais.

Ingredientes

. 500 gramas de morangos

. 8 tâmaras sem açúcar

. 2 maçãs

. 1 colher de sopa de sementes de chia (opcional)

Modo de preparo:

·         Descasque as maçãs e pique, sem o caroço, retire o caroço das tâmaras, lave os morangos e pique em pedacinhos junto com as tâmaras.

·         Numa panela grossa, coloque os morangos, as tâmaras e as maçãs misture tudo e deixe no fogo médio por 20 à 30 minutos, mexendo de vez em quando.

·         Enquanto cozinham, as frutas vão murchar e ficar mais macias, liberando seus sumos, que irão caramelizar para conseguir a textura de geleia.

·         Atenção: Se as frutas não soltarem sucos suficientes e a calda secar, coloque um pouco de água.

Passado o tempo indicado, se quiser, processe a geleia no liquidificador (ou mixer) se preferir era lisinha, ou pule essa etapa, caso prefira ela com pedacinhos das frutas.

Deixe no fogo por mais 10 à 20 minutos, ou até perceber que a calda reduziu e a geleia ficou ligeiramente mais espessa.

Dica: Para saber se a geleia está no ponto certo, retire uma colherada da geleia e deixe em um prato até esfriar um pouso, incline o prato e observe como a geleia escorre, pois essa será a consistência dela após esfriar.

Desligue o fogo e, se quiser, misture as sementes de chia na geleia, para ajudar a ficar mais consistente (opcional).

Pronto, depois é só guardar sua geleia natural de morango em potes de vidro, devidamente esterilizados, tampando muito bem.

Fechada e guardada em local seco e seguro, ela pode durar meses, mas, após aberta, deve ser mantida em geladeira e consumida em até uma semana.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts