A hora e a Vez da Geleia Gourmet

Brigadeiro gourmet, cachorro-quente gourmet e até pipoca gourmet… muito se tem falado em “Gourmet”, mas afinal, o que isso significa?

Então, Gourmet, na verdade, é o nome que se dá uma culinária mais elaborada, requintada, que atende as exigências de consumidores com um gosto mais apurado, em relação à qualidade e apresentação do prato, ou da bebida.

Ou seja, essa expressão “Gourmet” está associada a uma ideia de “alta cozinha” (haute coisine, em francês), a qual é feita de uma forma mais criteriosa, com produtos de qualidade e artisticamente apresentada.

Sendo assim… está aberta a temporada de “Gourmetização”, pois o que não falta é criatividade para criar pratos, por isso, sejam bem-vindos brigadeiros, cachorro-quentes e pipocas, todos tem direito ao glamour da gourmetização!

Nesse sentido, claro que o que não faltam por aqui são receitas de geleia gourmet, já que elas são preparadas artesanalmente, com produtos de qualidade e com muito bom gosto!

A importância das geleias

Muita gente não deve saber, mas a conservação dos alimentos sempre foi uma preocupação da humanidade, e através da técnica utilizada no preparo da geleia era possível preservar diferentes tipos de fruta, até porque em regiões muito frias elas custavam a aparecer e, assim, era uma forma de sempre contar com o alimento, só que em forma de geleia.

Só que, enquanto lá atrás a geleia era feita apenas com uma fruta e açúcar, geralmente, com frutas que tinham no quintal das casas, hoje é possível encontrar geleias com diferentes ingredientes em sua composição, por isso, elas merece sim, ser chamadas de “Geleias Gourmet”.

Ou seja, podemos chamar assim, toda e qualquer geleia que tenha em seu preparo algo diferente que lhe destaque das demais, como Geleia de cebola roxa com vinho tinto, Geleia de Pimenta, entre outras…

Inovando nas combinações

Certamente, a tradicional dupla “geleia vermelha com torradas” sempre terá seu valor, até porque o dia já começa bem dessa forma e super docinho. Mas que tal inovar? Assim, por exemplo, porque não apostar num café da manhã com um iogurte natural acompanhado de geleia de damasco com nozes, ou castanhas, picadas por cima? Nutritivo, saudável e muito, muito gostoso!

Geleia no almoço ou jantar

E quem disse que geleia não combina com almoço ou com uma janta especial? Ela fica perfeita acompanhando carnes, como frango grelhado (fica perfeito com geleia de laranja), lombo de porco (combina muito bem com geleia de abacaxi e pimenta), um até um filé (ótimo com geleia de cebola roxa e vinho tinto). 

Até mesmo com saladas a geleia combina! Por exemplo, uma salada verde de rúcula, alface americana e agrião com geleia de manga, ou pera com mostarda, com certeza esta combinação irá lhe surpreender!

Lanche com Geleia Gourmet

Que pãozinho ou torradinha, que nada! Ok, também tem seu valor, mas como a ideia é inovar, que tal surpreender a todos servindo geleia com waffle ou pão de queijo? Nunca experimentou? Pois, experimente!

Combinando queijos com geleias

E porque não apostar num vinho no final do dia, acompanhado de uma bela tábua de queijos e frios? É sucesso garantido! E nessa hora as geleias funcionam muito bem, ajudando a realçar o sabor dos queijos.

É só acrescentar pães, torradas, conservas salgadas, frutas e castanhas e… pronto!

Mas, em que geleia apostar?

Volta e meia, mostramos no site, muitas combinações interessantes, mas para lhe ajudar, vamos dar algumas sugestões de queijos e quais geleias são mais utilizadas para acompanhá-los:

  • Queijo Provolone – Geleia de Pimenta
  • Queijo Brie – Geleia de Damasco
  • Queijo Gorgonzola ou Roquefort – Geleia de Pera
  • Queijo Camembert – Geleia de Frutas Vermelhas
  • Queijo Gouda, Canastra ou do Reino – Geleia de Laranja
  • Queijo Minas (Frescal ou Curado) – Geleia de Figo
  • Queijo Gruyère ou Emmental – Geleia de Mexerica
  • Queijo Parmesão – Geleia de Framboesa

Receita da Geleia Gourmet de Damasco com Laranja 

Ingredientes:

  • 130g de damasco seco turco
  • Água filtrada para cobrir os damascos 
  • Suco de 1 laranja
  • Suco de meio limão*
  • 20% (da preparação de damasco com água) de açúcar cristal 

Modo de Preparo:

Em uma panela, cubra os damascos com água filtrada, deixe no fogo baixo até amolecer a fruta. 

Depois, ainda quente, bata esta preparação no liquidificador, com bastante cuidado, pois estará quente.

Pese esta mistura e anote, transfira para a panela, adicione o suco do meio limão e o suco da laranja,  e 20% do peso anotado de açúcar cristal.

Deixe no fogo baixo por 10 minutos mexendo sempre.

Transfira para um recipiente de vidro.

Esta receita rende, mais ou menos, 400g de geleia, e tem validade de até 30 dias, na geladeira.

Geleia Gourmet de Abacaxi com Pimenta

Ingredientes:

  • 1 abacaxi
  • 1 copo (requeijão ou 250ml) de água
  • 2 copos (requeijão ou 400 g) de açúcar cristal
  • 1 e 1/2 pimenta dedo-de-moça

Modo de Preparo:

Pique o abacaxi e coloque no liquidificador com a água e o açúcar.

Pegue 1 pimenta dedo-de-moça e, com muito cuidado, retire suas sementes (cuidado com as sementes, proteja as mãos e os olhos, pois essa parte da pimenta pode causar alergia).

Pique e misture aos outros ingredientes, a metade da outra pimenta e picada é adicionada com semente mesmo, é este detalhe que vai fazer a diferença nesta receita.

Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo até o ponto de geleia.

Ela fica com um toque picante, porém, tolerável, com certeza, irá surpreender até os paladares mais exigentes. Pode ser consumida com queijo Minas e no café da manhã com biscoitos, ou, até mesmo, como sugerido acima, acompanhando um delicioso lombo de porco!

Enfim, como podemos ver, são várias as possibilidades de se usar as geleias e fazer delas “Geleias Gourmet”, varias maneiras de servir e vários sabores a combinar, porém, nunca é demais lembrar que não há regras e o que valer é usar a imaginação e brincar com combinações diferentes, e nem é preciso dizer que o resultado é sempre surpreendentemente bom… ou quase sempre!

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts