Benefícios da Geleia Para a Saúde

Benefícios da Geleia Para a Saúde

Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão optando por hábitos saudáveis de vida, como a prática de exercícios físicos e a opção por uma alimentação mais saudável também.

E uma das coisas que as pessoas costumam achar mais difícil, principalmente na fase de “transição” para uma rotina mais saudável, é deixar de comer um docinho no decorrer do dia, em especial após as refeições.

Mas a gente não precisa passar por essa tortura. Uma alternativa para saciar a enorme vontade de comer doce é optar por peças geleias de frutas. Além de deliciosas, elas são fontes de energia e podem ser consumidas sem tanto peso na consciência.

Benefícios da Geleia Para a Saúde

Confira abaixo quais os benefícios que as geleias oferecem para a nossa saúde de acordo com a fruta usada na sua produção:

  • Geleia de amora: fonte de vitaminas A, B e C, e de muitos minerais, como o potássio, o fósforo e o cálcio. A amora é uma ótima aliada no combate a osteoporose, doenças do coração e do colesterol alto. Também é importante para reduzir os sintomas da TPM, é laxativa, diurética e boa para a memória.
  • Geleia de morango:a mais famosa das geleias e não menos nutritiva do que as demais. O morango é fonte de vitamina C, que oferece muitos benefícios para a nossa saúde. Por exemplo: combate o envelhecimento precoce da pele, melhora a absorção de ferro, é eficiente contra sintomas de gripe e de resfriados, combate ao estresse, e muito mais…
  • Geleia de jabuticaba: além de deliciosa, a jabuticaba também é fonte de muitos nutrientes, como o fósforo, o ferro, vitaminas, antocianinas e niacina. Com uma composição bem rica, a jabuticaba contribui para a digestão e previne o surgimento de tumores e de células cancerígenas.
  • Geleia de abacaxi: fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B, betacaroteno, cálcio, ferro, manganês e fibras. O abacaxi é muito bom para a saúde. Além de todos esses nutrientes, ele também possui bromelina, que é uma enzima muito poderosa, que ajuda na digestão e a reduzir inflamações.
  • Geleia de damasco: essa fruta é muito boa para a saúde. Ela é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B5), vitamina C, magnésio, sódio, potássio, fibras e muitos outros nutrientes fundamentais em nosso organismo.
  • Geleia de uva: é rica em minerais, como o cálcio, fósforo, potássio, iodo, magnésio e cobre. Além de conter vitamina C e vitaminas do complexo B. A uva também é fonte de carboidrato.

Atua como um laxante suave, diurético (ajudando a ativar os rins), e também atua no combate à várias doenças do fígado, intestino, abdômen, controle do colesterol, contribui para a saúde dos olhos, é boa para a digestão, dentre outros…

  • Geleia de goiaba:essa fruta possui vitaminas A, B1, B2, B6 e C, cálcio, potássio, pectina, quercetina, flavonoides e potássio em sua composição. A goiaba é muito boa para o nosso organismo. Ela trata diarreia, previne câncer e o envelhecimento precoce, aumenta a sensação de saciedade, previne o surgimento de anemia, é boa para a saúde da pele, contribui para a perda de peso, e muito mais…
  • Geleia de ameixa:uma fruta rica em antioxidantes, vitaminas A, B, B2 e C, e muito mais. A ameixa é muito boa para combater a prisão de ventre e atua prevenindo o envelhecimento precoce, devido aos antioxidantes que possui.
  • Geleia de laranja: não é segredo para ninguém que a laranja é uma fonte rica em vitamina C. Mas não é só isso. Ela também possui muitas fibras, flavonoides, pectina, cálcio, magnésio, ferro, potássio, fósforo e ácido fólico.

Dentre os benefícios oferecidos pela laranja ao nosso organismo estão: prevenção de gripes e resfriados, aumenta a imunidade, controla a pressão sanguínea, contribui com as funções intestinais, reduz os níveis de colesterol, atua na proteção dos olhos, na prevenção contra o câncer, ajuda na saúde da pele, previne o envelhecimento precoce, e muito mais…

  • Geleia de pêssego:além de muito saboroso, o pêssego também possui vitaminas A, C, do complexo B, além de carboidratos e de muitas fibras também. Ajuda na prevenção de problemas do estômago, do pulmão, na prisão de ventre, para tratar herpes, hipertensão arterial, dores reumáticas, diabetes e etc.
  • Geleia de maracujá:essa fruta é rica em antioxidantes, vitaminas A e C, minerais e fibras. O maracujá é muito famoso por sua ação calmante. Além disso, ele também promove muitos outros benefícios para a nossa saúde.

Como exemplo, podemos citar: auxilia na digestão; combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, ajuda no fortalecimento da estrutura óssea, ajuda a regular a pressão sanguínea, dentre outros…

  • Geleia de banana: essa fruta possui 3 tipos de açúcares naturais, que são: a glucose, frutose e a sacarose. Juntos, e combinados com a fibra que também há na composição da banana, ela oferece uma enorme quantidade de energia, e de forma instantânea. Além do mais, é uma fonte muito rica em potássio.

Alguns dos benefícios dessa fruta são: ajuda na digestão, contribui para a manutenção dos níveis de açúcar no sangue, ajuda a acalmar o sistema nervoso, promove a sensação de saciedade, ajuda a baixar a pressão arterial, e etc.

Formas Saudáveis de Usar a Geleia na Alimentação

Para um café da manhã completo, não pode faltar uma boa geleia. Existem várias formas de comer. No entanto, as mais comuns são na torrada e nos pães. Mas, para garantir uma refeição cheia de sabor, mais saudável e sem peso na consciência, o ideal é optar pelas versões sem açúcar e naturais de geleias de frutas.

Abaixo, nós listamos algumas formas bem saudáveis de aproveitar todo o sabor e os benefícios das geleias orgânicas e sem açúcar na alimentação. Confira!

  • Combinar geleia com frutas: apesar de já ser feita de frutas, você também pode fazer uma deliciosa combinação de geleia com frutas no café da manhã. Assim, você aproveita ainda mais os benefícios que elas oferecem para a nossa saúde.
  • Comer geleia com torrada ou pão integral:os alimentos integrais oferecem uma série de benefícios para a nossa saúde. Eles são fontes de fibras, contribuindo para o bom funcionamento do intestino, aumentando a sensação de saciedade, previne o diabetes e muito mais…
  • Geleia com queijo branco e torrada: outra combinação deliciosa e nutritiva. Contém os nutrientes e a energia necessários para você começar muito bem o seu dia.
  • E muito mais…

Use e abuse da criatividade, montando combinações com a geleia que agradam os olhos e o paladar.

Podemos encontrar boas geleias no mercado, com uma qualidade superior. As geleias contêm pectina, que são fibras solúveis. Elas servem para proporcionar o aspecto gelatinoso da mesma, e também ajudam a regular o intestino.

As bactérias boas presentes em nosso intestino grosso consomem essas fibras. Depois disso, são produzidos no intestino ácidos graxos, que são substâncias boas e saudáveis. Eles atuam eliminando as bactérias que nos fazem mal, e impedindo que o nosso organismo absorva as substâncias cancerígenas que ingerimos.

A boa notícia sobre as geleias é que os fabricantes não estão usando uma quantidade muito grande de açúcar em sua produção, o que tem contribuído para que esse alimento seja mais saudável.

Além do mais, também existe a versão diet do produto, que usa a sucralose no lugar do açúcar. Além de não alterar o sabor, esse adoçante não deixa a geleia com sabor artificial e nem amargo.

A sucralose é extraída do açúcar. Por isso, não possui nenhuma contra indicação para crianças e gestantes. Como ela também não possui sódio em sua composição, como acontece com o ciclamato e com a sacarina, também pode ser consumida por quem tem pressão alta.

As geleias fornecem para as crianças muita energia. E, para quem pratica atividade física, também é uma ótima opção, pois o organismo assimila e absorve com facilidade, e ainda proporciona bastante energia.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts