Como conservar a geleia?

Como conservar a geleia?

Você é do tipo que não abre mão de uma geleia, mas tem dúvidas de como conservá-la? Então, você veio ao lugar certo, vamos mostrar aqui como conservar corretamente essa delícia!

Morango, uva, ameixa, amora, framboesa, goiaba… muitos são os sabores possíveis de geleia, essa delícia perfeita para acompanhar torradas, biscoitos, pães, bolos, sorvetes e, inclusive, combinar com alguns pratos salgados.

Seja comprando pronta ou fazendo a sua própria geleia, o fato é que muitas são as dúvidas na hora de guardar, armazenar e conservar corretamente essa delícia.

Como conservar Geleia industrializada

geleia industrializada

Embora a geleia seja um dos doces mais fáceis de fazer, e seja bem mais econômico fazer sua própria geleia, muita gente ainda prefere comprar pronta, em mercados ou lojas de conveniência ou produtos naturais.

Pois bem, o fato é que pronta ou caseira, existe um jeito certo de armazenar e conservar a geleia, para que ela dure mais e não seja uma ameaça a saúde.

No caso de geleias compradas prontas, ao contrário de molhos ou maioneses, por exemplo, devido ao alto teor de frutas, a geleia é naturalmente ácida, o que ajuda a inibir o crescimento de bactérias que podem causar problemas de estômago ou reação alérgica.

Porém, os fungos são mais resistentes à acidez, por isso, podem crescer em geleias depois de um longo período de tempo abertas.

Geralmente, a geleia não precisa de refrigeração, porém, se for consumida no prazo de três a seis meses, mesmo assim, tomando alguns cuidados como, por exemplo, usar sempre utensílios limpos para remover a geleia do pote, pois facas e colheres sujas podem desencadear o crescimento de fungos.

A dica, portanto, é mantê-la em temperatura ambiente, mas consumi-la em seis meses.

Como conservar Geleia Caseira

geleia caseira

Embora o mais comum seja comprá-las prontas, muita gente prefere fazer sua própria geleia. Mas, e na hora de armazenar e conservar? Como fazer?

Muita gente prefere pagar bem mais caro para ter uma geleia pronta na mesa, porém, nada substitui o sabor e o aroma de uma geleia sendo preparada.

O fato é que, embora seja muito fácil fazer a própria geleia, seu preparo exige tempo e paciência, já que ela pode demorar algumas horas para chegar ao ponto ideal. Mas, com certeza, o resultado vale a pena.

Geleias caseiras têm sabor inconfundível, são mais saudáveis (livres de conservantes) além de bem mais em conta e, ao contrário do que muita gente pensa, não estragam tão rápido. E isso porque o açúcar (natural da fruta ou adicionado) é um conservante natural.

Dessa forma, quando preparada e armazenada corretamente, a geleia caseira fechada, tem validade de até dois anos, e de três meses, depois de aberta.

Ou seja, ao contrário das geleias industrializadas, as geleias caseiras devem ser mantidas na geladeira, após serem abertas.

No mais, ficam valendo as mesmas dicas, para que durem mais, na hora de servi-las, não introduza talheres sujos; não fique tirando e voltando o vidro à geladeira toda hora (a variação de temperatura prejudica os ingredientes); nem esqueça os potes destampados por muito tempo para evitar a proliferação de micro-organismos.

Onde armazenar as geleias caseiras

onde armazenar geleias caseiras

Outro segredo para que a geleia caseira dure mais tempo, e não ofereça riscos à saúde, é armazená-la sempre em vidros, devidamente esterilizados.

Porque esterilizar os vidros?

Como dito anteriormente, para que a geleia fique protegida de bactérias e fungos, é recomendável armazená-la em vidro esterilizado.

O armazenamento correto não apenas permite que a geleia dure por muito mais tempo, como também deixe o doce mais saboroso.

E para armazenar corretamente em vidro, é preciso esterilizar e guardar o alimento ainda quente.

Esterilizar vidros é bem simples e uma prática muito antiga, só é preciso um pouquinho mais de paciência.

Para esterilizar é preciso apenas ferver o vidro e a tampa  em uma panela, grande o suficiente para que fiquem submersos por inteiro.

Depois, com a ajuda de uma pinça, também esterilizada, é só retirar o vidro (por favor, nada de usar as mãos).

Jamais utilize panos ou papel toalha para secá-lo, para isso, basta virá-lo de cabeça para baixo sobre um pano limpo e seco, e ter muita paciência para deixar secar por bastante tempo, completamente.

Atenção, seguir corretamente esse processo de esterilização é importante para que o ar não contamine o interior, evitando problemas com fungos e bactérias.

Para que fique mais fácil realizar esse processo, confira abaixo o passo a passo de como esterilizar vidros para guardar suas geleias.

Passo a passo para esterilizar potes de vidros

esterilizar potes para conservar geleias

Como esterilizar

  1. Primeiramente, se certifique de que os potes de vidro e as tampas estejam em boas condições (sem rachaduras ou ferrugem).
  2. Lave os potes muito bem, com sabão e água quente.
  3. Deixe os potes escorrer totalmente, de cabeça para baixo, sobre um pano de prato limpo.
  4. Forre o fundo de uma panela grande com um pano de prato limpo, e encha de água.
  5. Quando a água ferver, colocar os potes de vidro e suas respectivas tampas de metal (submersos).
  6. Mantendo o fogo ligado, deixe as peças ferverem por cerca de 7 minutos.
  7. Com a ajuda de uma pinça de cozinha, retire os potes e as tampas, deixando-os escorrer em cima de um pano limpo (de cabeça para baixo).

 

Como conservar

  1. Com a ajuda de uma concha e um funil, coloque a geleia, ainda quente, nos vidros, recém esterilizados (e secos), que também ainda estão quentes.
  2. Tomando o cuidado de não deixar nenhuma bolha de ar no pote, encha o vidro completamente.
  3. Com o auxílio der um pano unido, limpe a boca do pote e feche-o com a tampa metálica.
  4. Aperte bem forte a tampa, feche muito bem, para manter o vácuo.
  5. Coloque o pote de cabeça para baixo até esfriar, depois, guarde-o.

 

E é isso, agora que já sabe que armazenar e conservar sua geleia por mais tempo é muito simples, que tal comprar um pote de vidro bem bacana e começar a fazer sua própria geleia em casa?

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts