Como fazer Geleia de Carambola

Riquíssima em vitamina C e fibras, sabor agridoce e cor que varia do verde, passando pelo amarelo e chegando ao alaranjado, conforme o grau de maturação dos frutos, a carambola ainda não encontrou seu lugar de destaque entre as demais frutas, embora seja uma estrela, ao menos no formato e em sua denominação em inglês, star fruit.

A carambola também é conhecida como “fruta de quintal”, conhecida cientificamente por Averrhoa carambola, é uma fruta exótica, fruto de uma árvore de porte pequeno, indicada para a arborização de quintais e no Brasil é mais popular no nordeste, já que lá o clima é mais favorável para seu cultivo.

E se você ainda não experimentou essa fruta, não sabe o sabor incrível que está deixando de conhecer

Porém, muito mais do que um simples formato bonito, e um sabor incrível, ela possui muitos benefícios, por isso, vale a pena incluir essa fruta no cardápio.

Benefícios da Carambola:

Além de deliciosa, a carambola possui altas quantidades de antioxidantes, como flavonoides, vitamina C, ácido gálico e epicatequina, que ajudam na prevenção de problemas de saúde, como infarto, diabetes, derrame e aterosclerose.

Dentre os muitos benefícios da carambola, podemos destacar os seguintes:

1. Previne o envelhecimento

Por ser muito rica em vitamina C, possui ação antioxidante, protegendo as células dos efeitos dos radicais livres.

2.Controla o colesterol

Por possuir altas quantidades de fibras, a carambola contribui para a redução da absorção de gordura dos alimentos, controlando os níveis de colesterol total e do colesterol “ruim”, LDL, no sangue.

3. Combate a prisão de ventre

Como a fruta é extremamente rica em fibras, ela combate a constipação, fazendo com que o intestino funcione melhor, além de promover a sensação de saciedade.

4. Favorece o emagrecimento

As muitas fibras presentes na carambola, ajudam a prolongar o tempo de digestão, saciando a fome e ajudando no emagrecimento. Além disso, a carambola também é rica em água, ajudando a eliminar o excesso de líquido e desinchar, e no mais, tem poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas para perda de peso.

5. Controla e previne a diabetes

Justamente, por ser pródiga em fibras, a carambola é uma fruta que ajuda a diminuir a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos, dessa forma, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo e controlando a diabetes. E ainda, por ser rica em antioxidantes, como flavonoides e ácido gálico, a carambola ajuda a inibir os radicais livres, evitando danos nas células que produzem insulina, que é o hormônio responsável pelo equilíbrio do açúcar no organismo.

Contraindicação

Porém, a carambola mesmo com tantos benefícios, não deve ser consumida por quem tem insuficiência renal, pois a fruta pode aumentar os níveis de caramboxina no sangue, uma substância que pode causar sintomas como soluços, vômito, confusão mental ou convulsões e, em casos mais graves, pode causar a morte.

Por isso, quem tem problemas renais deve evitar consumir carambola.

Geleia caseira de carambola

Extremamente rica em vitamina C, entre outras, a carambola pode ser consumida tanto em sua forma natural, como em preparo de sucos, geleias, caldas e conservas e, claro, é em forma de geleia que vamos mostrá-la por aqui!

Mostraremos uma versão tradicional de geleia caseira e uma outra, também super fácil, mas light, para quem está de dieta ou, por qualquer motivo, não pode ingerir açúcar.

Já prepare a lista do mercado, ou feira, anote os ingredientes que irá precisar e não deixe de preparar qualquer uma dessas receitas caseiras e deliciosas de geleia de carambola.

Geleia Simples de Carambola

Ingredientes:

  • 1 kg de carambolas
  • 1 e ½ xícara de açúcar (aproximadamente)
  • 1 canela em rama
  • 3 rodelas finas de gengibre sem casca

Modo de fazer:

  • Primeiramente, higienize bem as carambolas, retire as pontinhas e partes que possam estar escurecidas.
  • Corte as carambolas em finas estrelinhas, e quanto mais finas melhor.
  • Coloque-as estrelas em uma panela de fundo grosso e adicione 1 xícara de açúcar.
  • Em fogo baixo, misture bem, e com a panela tampada, espere até que comece a levantar fervura, deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando para que não pegue no fundo.
  • Nessa etapa, a carambola já vai ter liberado bastante água, então, acrescente a canela, o gengibre, e continue o cozimento, mas com a panela aberta, para que comece a secar o excesso de líquido.
  • Prove a geleia, caso ache necessário, coloque o restante do açúcar, lembrando que isso pode variar muito, de acordo com a acidez de cada fruta.
  • Deixe cozinhar até que a fruta esteja bem macia, desmanchando, porém, ainda com pedaços.
  • Você verá que, nesse ponto, a cor começará a mudar, ficando mais escura, um tom de caramelo claro.
  • Agora é esperar chegar no ponto de geleia, então, descarte o gengibre e a canela.
  • Ainda quente, coloque a geleia em vidros, devidamente esterilizados.
  • Pronto, agora é esperar esfriar e servir a geleia de carambola caseira com pão, torradas, biscoitos, acompanhada de um delicioso café, chá ou suco.

Quer assistir o passo a passo em vídeo? Então, aperte o play!

Geleia Caseira de Carambola Zero Açúcar

Está de dieta? É diabético(a)? Então, essa receita é para você! Aproveite essa deliciosa receita de geleia de carambola que pode ser consumida sem medo! Não contém açúcar, nem conservantes, é uma maravilha que deixa na boca um gostinho doce e azedinho ao mesmo tempo! Confira!

Ingredientes

  • 10 Carambolas cortadas em fatias finas;
  • 2 colheres (sopa) adoçante xilytol (ou outro);
  • 1/4 de copo de água.

Modo de Preparo

  • Junte a carambola fatiada com a água e o adoçante.
  • Leve ao fogo médio e mexa até ferver.
  • Quando ferver abaixe o fogo e tampe por 15 minutos, abrindo a cada 5 minutos, mexendo um pouco e tampando novamente.
  • Passado esse tempo, destampe, mas continue mexendo (para a carambola ir se desmanchando) até o caldo diminuir e ficar com consistência mais cremosa.
  • Transfira para um pote de vidro, devidamente esterilizado, com tampa. Conserve na geladeira, e depois de aberto, consumir por até 15 dias.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts