Como Fazer Geleia de Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta muito saborosa e uma das mais conhecidas no país. Além de ser consumida in natura, ela também pode ser usada no preparo de licores, drinques, receitas salgadas, calda, sorvete, doces e até geleia.

Abaixo, nós ensinamos algumas formas de fazer geleia de jabuticaba para você consumir essa deliciosa fruta de uma forma diferente. E evitar o desperdício quando chegar a sua época. Acompanhe abaixo:

Receita 1: geleia de jabuticaba tradicional

Ingredientes: 

  • 1 quilograma de jabuticabas bem lavadas
  • 600 gramas de açúcar cristal
  • 1,5 litro de água
  • 1 colher de suco de limão

Passo a passo: 

1 – Comece espremendo bem as jabuticabas numa panela de paredes grossas. Adicione a água e leve ao fogo baixo até levantar fervura. Deixe ferver por cerca de 5 minutos. Coe tudo.

2 – Em fogo médio, coloque a panela no fogo novamente com o caldo, o suco de limão e o açúcar. Continue misturando até ficar espesso e no ponto de geleia.

3 – Coloque em potes de vidro com tampa e leve à geladeira.

Receita 2: geleia de jabuticaba com casca

Ingredientes: 

  • 1 Kg de jabuticaba sem o cabinho
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 500 g de açúcar para cada litro de polpa da jabuticaba
  • 1,5 litro de água

Passo a passo: 

1 – Lave bem as jabuticabas e retire os talinhos. Em seguida, coloque-as em uma panela de paredes grossas, cubra com água. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, para que o gosto meio amargo da casca saia por completo e ela fique macia. Durante o cozimento, você pode ir estourando as jabuticabas com a colher para ajudar a acelerar a separação da casca e da polpa.

2 – Passados os 40 minutos, passe a mistura da panela em uma peneira. Pressione bem os frutos para sair toda a polpa. Em seguida, lave a quantidade de cascas que pretende usar e coloque na panela novamente.

3 – Coloque na panela também a polpa da jabuticaba e acrescente 500 gramas de açúcar cristal para litro da polpa. Nesse momento, acrescente também o suco de limão. Misture bem e vá cozinhando em fogo baixo por cerca de 1h30, mexendo de vez em quando para que não queime, até perceber que ficou espesso. E vá retirando a espuma que se forma com uma escumadeira.

4 – Quando você notar que a geleia já está espessa e no ponto, desligue o fogo e guarde-a em frascos de vidro com tampa. Após esfriar, você já pode saborear a deliciosa geleia de jabuticaba com casca.

Receita 3: geleia de jabuticaba diet

Ingredientes: 

  • 1 kg de jabuticaba
  • 2 colheres de suco de limão
  • 1 litro de água filtrada
  • 1 xícara de xylitol(adoçante)

Passo a passo: 

1 – Lave bem as jabuticabas. Coloque em uma panela, amasse bem e cubra com água.

2 – Em fogo baixo, deixe fervendo por cerca de 30 minutos com a panela destampada. Vá retirando a espuma que se forma com a ajuda de uma espátula. E mexa de vez em quando para não queimar no fundo.

3 – Passados os 30 minutos, coe em um pano limpo e fino. Você pode usar um coador também, se preferir.

4 – Leve somente o líquido para a panela novamente. Acrescente o xylitol e o limão, e misture bem.

5 – Deixe a mistura fervendo por mais alguns minutos em fogo baixo, até reduzir de volume e engrossar e ficar no ponto ideal. Em seguida, desligue o fogo e guarde a geleia em potes de vidro limpos e com tampa.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts