Como harmonizar geleias com pratos salgados

Geleia na torrada, geleia no pão, geleia até como recheio ou cobertura de tortas e rocamboles… elas já fazem parte de nosso dia a dia.

Porém, muitas pessoas desconhecem que elas podem harmonizar, e muito bem, com pratos salgados.

Seja por medo de experimentar, ou por desconhecimento mesmo, há quem nunca  tenha apostado no fantástico sabor dessa mistura inusitada e surpreendente do doce da geleia com o salgado presente em diferentes pratos.

O fato é que as geleias, além de darem um toque pra lá de especial à refeição, sendo de boa qualidade (de preferência, caseiras) elas também são fonte de fibras importantes para o organismo.

No mais, por que não apostar nessa interessante mistura de geleias com queijos, carnes e massas e inovar no prato, ressaltando seus sabores? Então, que tal aprender a harmonizar suas geleias com outros ingredientes, além de torradas e pãezinhos, e surpreender seu paladar?

Confira abaixo nossas dicas e bom apetite!

Geleias para harmonizar na saladas

Você até gosta de saladas, mas acha que elas estão precisando de um temperinho a mais? Então, a dica é adicionar uma geleia de qualquer sabor ao molho. Assim, você vai conseguir um tempero mais encorpado e agridoce, modificando totalmente o sabor tradicional do molho. Quer outra dica? Experimente misturar azeite, limão ou vinagre e geleia de framboesa. Hum….

RECEITA SIMPLES DE GELEIA DE FRAMBOESA

Ingredientes

  • 250 g de framboesas (podem ser congeladas)
  • 150 g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo

  1. Se estiverem congeladas, descongele naturalmente na geladeira (de um dia para o outro), depois, retire a água que possa ter se formado.
  2. Coloque as framboesas em uma panela, adicione o açúcar e o suco de limão.
  3. Ferva, mexendo de vez em quando, até que a mistura comece a ficar viscosa e a soltar do fundo da panela.
  4. Coloque em potes de vidro esterilizados (50 ml), deixando um espaço de 1 dedo até a tampa.

Geleias para harmonizar com carne

E quem disse que geleia e carnes não combinam? Na verdade, combinam muito bem! As geleias são ótimas opções para temperar diferentes tipos de carnes, e uma alternativa simples para quem não teve tempo de deixar a carne marinar de véspera.

As geleias dão um toque todo especial à bifes, assados ou empanados. Mas, vale saber que a carne ficará com um sabor levemente adocicado, o que pode não agradar algumas pessoas.

Para carnes brancas, as melhores geleias para harmonizar são as amarelas, como abacaxi, laranja e damasco, já, no caso das carnes vermelhas, as melhores pedidas são as frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa.

RECEITA SIMPLES DE GELEIA DE DAMASCO

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de damasco seco
  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 canela em rama
  • 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Modo de preparo

  1. Pique os damascos em cubinhos e transfira para uma panela média.
  2. Adicione o suco de laranja, a água e a canela em rama, misture tudo e leve ao fogo médio até ferver.
  3. Depois que levantar fervura, deixe a panela semitampada, mexendo de vez em quando. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos, pressionando os damascos com as costas de uma colher durante o processo.
  4. Desligue o fogo e amasse um pouco mais os damascos. Junte a água de flor de laranjeira e com uma concha, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre.
  5. Feche o pote com a geleia ainda quente, para formar vácuo.

Quer conferir mais receitas de geleias para harmonizar com carnes? Então, confira nossas receitas de geleias de morango e receitas de geleias de amora?

Geleias para harmonizar com risotos

Claro que os risotos não iriam ficar de fora dessa lista, pois combinam muito bem com geleia, seja apenas para finalizar o prato, como para servir como base. A dica, no entanto, é combinar risotos de frutos do mar com sabores mais apurados de geleia, como a pimenta. Por outro lado, vale experimentar combinar risotos de queijos especiais, como gorgonzola ou brie, com geleia de damasco. Na verdade, o segredo ao harmonizar o risoto, é ousar, combinando sabores opostos que se complementem no paladar.

Ingredientes:

  • 3 pimentas sem sementes, picadas;
  • 1 maçã sem casca ralada;
  • 1/3 xic. (chá) suco de limão;
  • 1 dente de alho inteiro;
  • 1 xic (chá) de açúcar;
  • 2/3 xic (chá) de água.
  1. Leve ao fogo todos os ingredientes, menos a água, deixando ferver em fogo baixo por 10 minutos.
  2. Adicione a água, mexa mais um pouco até começar engrossar.
  3. Retire do fogo, coloque em um recipiente, deixe esfriar e mantenha na geladeira.

Geleias para harmonizar com Molhos

Quer dar um up nos molhos à base de vinho? Então, tente adicionar geleias, você vai se surpreender com o resultado.

Porém, vale saber que vinho tinto combina com geleia de frutas vermelhas, como morango e amora, por exemplo, e cai muito bem com carnes grelhadas.

Por outro lado, se quiser combinações mais agridoces, azeites balsâmicos ou vinagres também podem funcionar.

Outra dica é na hora de temperar carnes de sabor mais forte, a sugestão é apostar nas geleias de pimenta, por seu gosto picante.

MOLHO DE GELEIA DE DAMASCO E VINHO

Ingredientes

  • ¾ de xícara (chá) de geleia de damasco (se tiver muitos pedaços, bata com um mixer)
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão (sem as folhas)
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga gelada
  • 3 grãos de pimenta-do-reino
  • sal a gosto

Modo de preparo

1- Fatie a cebola em meias-luas finas, lave e seque o salsão e a cenoura, descasque a cenoura e passe pela parte grossa do ralador, e pique o salsão em cubinhos.

2- Em uma panela média, em fogo médio, coloque 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 5 minutos até dourar. Junte a cenoura e o salsão e mexa por 2 minutos, até murchar.

3- Regue com a água e misture bem, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos da cebola, que darão sabor e cor ao molho.

4- Acrescente o vinho branco, os grãos de pimenta e aumente o fogo, assim que ferver, deixe cozinhar em fogo baixo por 8 minutos.

5- Sobre uma tigela, coe o caldo por uma peneira, pressionando bem os legumes para extrair todo o líquido, retorne o caldo para a panela e misture a geleia de damasco, dissolvendo bem.

6- Deixe cozinhar, em fogo médio, sem mexer, por 25 minutos, contados após a fervura, para que o caldo reduza e fique mais brilhante.

7- Desligue o fogo e deixe amornar por 5 minutos, junte a manteiga gelada e mexa a panela. Sirva a seguir com carnes assadas.

No mais, além dessas combinações, as geleias podem ser harmonizadas com diversos pratos e ingredientes, basta usar a criatividade, porém, a dica é não abrir mão de produtos frescos e de qualidade.

Armazenamento

Muita gente acha que por serem ácidas, as geleias estão livres de fungos. Na verdade, essa acidez não impede que eles se proliferem, principalmente, se a embalagem estiver aberta.

Por isso, muita atenção na hora de armazenar a geleia, se for consumir a curto prazo, realmente, não é preciso levá-la a geladeira, porém, é necessário muito cuidado com os utensílios usados na hora de consumir, só use faca ou colher limpa.

E é isso, no mais, aqui no Clube da geleia, você encontra diversos tipos de receitas de geleias, feitas com as mais diferentes frutas, livre de produtos químicos e, certamente, muito mais saudáveis. Passeie por nosso site e se surpreenda em descobrir como é fácil e gostoso fazer sua própria geleia!

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts