Como Montar Seu Negócio de Geleias

Como Montar Seu Negócio de Geleias

A produção de geleias, além de ser uma ótima forma de aproveitar as frutas, que são muito perecíveis, também é uma boa oportunidade para gerar uma renda extra. Ou ainda, quem sabe, fazer desse negócio a sua principal fonte de renda.

Se você se interessa por esse assunto e pretende montar seu negócio de geleias, continue lendo que daremos todas as informações necessárias que você precisa para começar.

Mercado das Geleias

Nos últimos anos, o consumo de geleias no Brasil aumentou de forma considerável. E algo que contribuiu muito para isso foi o incremento do comércio eletrônico. Essa ideia não só contribuiu para o consumidor conhecer outras opções de compras e de produtos, como alavancou muito a venda, como das geleias, por exemplo.

Para que o seu negócio tenha sucesso, é preciso planejar e seguir alguns passos básicos e muito importantes. Abaixo, nós listamos os principais deles. Confira!

  • Plano de negócios: seja qual for o tamanho da sua empresa, ainda que seja dentro da sua própria casa, o primeiro passo que você precisa seguir é a elaboração do Plano de Negócios. Ele é uma espécie de guia para te orientar sobre os principais aspectos que precisam ser observados para a abertura de um negócio.

O Plano de Negócios é um planejamento geral da sua empresa, onde constarão tópicos como investimento inicial, produtos que irá fabricar, insumos, embalagens, equipamentos, local de instalação, público alvo, concorrentes, formação do preço de venda, divulgação, legislação, e muito mais.

Trata-se de uma ferramenta essencial para o início de qualquer negócio, e que te ajudará a minimizar as falhas que surgirão no decorrer do processo.

No site do Sebrae, você encontra modelos de Planos de Negócios para se inspirar. Vale muito à pena conferir!

  • Conhecer o ramo: mesmo que você seja uma pessoa apaixonada por geleias, se não conhecer do ramo, será difícil obter sucesso. Por isso, vale muito a pena fazer cursos e se especializar naquilo que você pretende produzir.
  • Encontrar um contador: a menos que você seja um MEI. Nesse caso, não precisa contratar um contador, pois os processos para essa modalidade são simples e não exigem esse profissional.
  • Encontrar fornecedores: esse é outro ponto fundamental. Busque fornecedores que te entreguem insumos de qualidade, em um prazo bom, com um preço atrativo e que não deixem faltarem insumos na sua produção.
  • Legislação: não se esqueça de observar todas as normas relativas ao produto que você pretende oferecer e sobre o que a vigilância sanitária observa a respeito da produção de geleias. Isso é um dos itens mais importantes, e que precisa ser seguido à risca.
  • Custos do negócio: você precisa saber quanto de capital inicial precisa para começar o seu negócio. Em geral, as pessoas começam a produção de geleias dentro de suas próprias casas, o que já reduz custos com aluguel do espaço, por exemplo.
  • Embalagens: o ideal é que as geleias sejam armazenadas em potes de vidros esterilizados.

Esses são alguns dos principais pontos mais importantes que você deve verificar se pretende montar o seu negócio de geleias.

Como Vender Geleias

Agora, nós daremos algumas sugestões para você vender as geleias. Existem várias alternativas. Você pode escolher todas elas ou optar por alguma maneira que mais lhe agrada, e começar a ganhar dinheiro. Acompanhe!

  • Vender geleias em feiras e supermercados: fazer parceiras com supermercados é uma ótima forma de vender e divulgar as suas geleias. Converse com os responsáveis pelos estabelecimentos e veja o que precisa para se tornarem parceiros.

A feiras também são ótimos lugares para vender. São muitas pessoas que passam por lá o dia inteiro. E a maioria delas, certamente, está ali para comprar algo. Ofereça as suas geleias.

  • Montar uma lojinha de geleias: você pode montar a loja até mesmo na sua casa, caso não queira investir em aluguel logo no início. É uma boa alternativa para expor os sabores que você produz. E você ainda pode ir colocando, aos poucos, outros produtos para vender que tenham relação com as suas geleias.
  • Vender pela internet: existem várias alternativas. Hoje em dia, ficou muito mais fácil divulgar e vender os produtos e serviços. A internet tem sido uma grande aliada dos empreendedores. Você pode criar uma loja virtual, perfis nas redes sociais (como o Instagram e Facebook, por exemplo), e já começar a ganhar dinheiro. A internet é uma ferramenta incrível, que dissemina rapidamente as informações, promovendo o seu negócio e alavancando as suas vendas.

De uma forma geral, a ideia de montar um negócio de geleia é muito interessante e promissora. E que tem dado muito retorno para várias pessoas. Vale muito a pena conhecer e se aperfeiçoar no ramo, para oferecer um produto de qualidade e fidelizar o seu cliente.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts