Conheça os Benefícios Que as Geleias de Frutas Trazem ao Organismo

Conheça os Benefícios Que as Geleias de Frutas Trazem ao Organismo

As geleias de frutas são, simplesmente, deliciosas! Elas combinam muito com vários alimentos e são bem-vindas a qualquer hora do dia.

E não é só isso! Além de saborosas, elas também são muito boas para a saúde. Sem contar que são uma ótima alternativa para incluir as frutas na alimentação.

As geleias, além de darem um toque todo especial à vários pratos diferentes, inclusive em pratos salgados, elas tão possuem pectina em sua composição. Que é uma fibra solúvel, responsável por proporcionar o aspecto gelatinoso ao produto. E que, além disso, também contribui na regulação do intestino.

Essas fibras contidas na geleia de frutas são consumidas pelas bactérias boas presentes em nosso intestino grosso. Depois disso, o intestino produz ácidos graxos, que são considerados saudáveis e que contribuem para a eliminação de bactérias ruins. Esse processo é muito importante, pois evita que o organismo absorva substâncias cancerígenas que consumimos durante a alimentação.

No post de hoje, vamos listar os principais benefícios que as geleias de frutas trazem ao organismo. Não deixe de ler!

Benefícios das Geleias de Frutas Ao Organismo

Uma das grandes preocupações no consumo da geleia era, até pouco tempo, o açúcar usado na sua produção. No entanto, hoje em dia, os fabricantes estão usando cada vez menos açúcar no preparo desse alimento. Inclusive, é possível produzir geleias até mesmo sem açúcar, com a adição de adoçante culinário, ou somente com o doce da própria fruta.

Isso se deve ao fato de que, cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando da importância de uma alimentação saudável. E os fabricantes estão buscando alternativas para continuar agradando o mercado consumidor.

Isso é bom não só para quem é diabético, mas para qualquer pessoa que goste de saborear uma deliciosa geleia, mas quer evitar o consumo em excesso de açúcar.

Além desses benefícios que já citamos, a geleia de frutas possui vários outros. Confira abaixo:

  • Ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares: por serem ricas em fibras, as geleias são boas aliadas na saúde do coração, pois ajudam a prevenir doenças como derrame, AVC, colesterol alto e pressão alta, por exemplo.
  • São boas para o intestino: mais um benefício atribuído às fibras, elas são ótimas para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.
  • Geleias orgânicas são boas opções para diabéticos: desde que sob orientação médica, as geleias de frutas sem açúcar podem fazer parte da alimentação de pessoas com diabete, se for consumida de forma moderada e dependendo da fruta que for usada no preparo, como a geleia de maracujá sem açúcar, por exemplo.
  • Pode contribuir para a perda de peso: como são ricas em fibras, as geleias orgânicas sem açúcar podem ser boas opções para quem quer emagrecer, pois aumentam a sensação de saciedade, além de matarem a vontade de comer doces.

E muito mais…

A geleia caseira é a melhor opção. Pois podemos escolher os melhores ingredientes, e evitar o uso de açúcar. Além de saborosa, elas ficam bem mais saudáveis.

As frutas são excelentes fontes de vitaminas, fibras e minerais. E todas elas, sem exceção, oferecem inúmeros benefícios para a nossa saúde. Mas é bom frisar que o consumo da geleia de fruta, ainda que seja sem adição de açúcar, deve ser moderado. Pois as frutas também contêm açúcar em sua composição.

Dicas Para Escolher as Melhores Opções de Geleias

As geleias sem açúcar sem as que oferecem mais benefícios para a nossa saúde. E, quando for comprar, é importante analisar alguns pontos importantes, que tornam as geleias de frutas melhores ou piores. Veja abaixo os principais pontos aos quais você precisa se atentar:

1 – De olho nas embalagens

  • Escolha os potes de vidro: apesar de haverem poucas opções de geleias vendidas em potes de plástico, o ideal é sempre optar potes de vidro. Além de manterem as geleias melhor acondicionadas, eles são muito mais seguros, pois não são tóxicos e também são livres de qualquer substância nociva à nossa saúde.

Os potes de plástico podem liberar substâncias tóxicas se forem aquecidos, e acabar contaminando as geleias, ou outros alimentos. Alguns fatores interferem diretamente no risco de haver uma contaminação, como o tipo de plástico usado para fazer o recipiente, a condição física e até mesmo o tempo de aquecimento.

  • Verifique a tampa: por ela, é possível saber se a embalagem está lacrada, se já foi aberta ou se está danificada. Você pode pressionar o centro da tampa. Se ele estiver rígido, é sinal de que não foi aberta. Caso contrário, se o centro da tampa estiver flexível, significa que já foi aberta. Verifique também se a tampa não está amassada e, caso haja algum lacre, se este não foi danificado. Uma outra forma de verificar se houve contaminação do produto com o meio externo é por meio do botão de segurança. Ele é usado para permitir a entrada de ar no momento em que for aberto. Se ele apresentar o mínimo de dano, é sinal de que pode ter havido sim a contaminação.
  • Tipos de geleias: existem, basicamente, três tipos de geleias de frutas disponíveis no mercado: as geleias convencionais, light e a diet. As geleias que trazem mais benefícios para a nossa saúde são as sem açúcar. Para produzir geleias, é usado a polpa da fruta ou o suco. E a grande maioria já contém muitos açúcares na sua composição, como é o caso da glucose, da sacarose e da frutose. Dessa forma, não é realmente necessário adicionar ainda mais açúcar. Assim, a geleia de fruta fica bem mais saudável.
  • Geleia light e diet: é comum as pessoas se confundirem sobre essas duas denominações. As geleias e demais alimentos classificados como light possuem 25% menos de açúcar. Enquanto que as geleias diet contam com total ausência de um determinado ingrediente que, no caso, é o açúcar. Determinados fabricantes usam adoçantes artificiais ou naturais para adocicar a geleia. Mas, quem é diabético, deve ficar muito atento pois, ainda que não haja a adição de açúcar no preparo da geleia, as frutas possuem essa substância naturalmente em sua composição.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts