Geleia real – Para Que Serve e Benefícios

geleia real - clube da geleia

Muitas pessoas acreditam que conciliar uma alimentação saudável e equilibrada, com a correria do dia a dia, comum em uma vida agitada da cidade, é algo quase impossível. Se enganam, pois pode ser bem mais fácil e tranquila do que elas imaginam.

Hoje em dia, os alimentos estão muito mais práticos e podem ser incluídos facilmente na dieta. Um exemplo é a geleia real. É bem provável que você já tenha ouvido falar dela. Se já ouviu, também sabe que, cada vez mais, as pessoas estão utilizando este produto em suas refeições.

A geleia proporciona um melhor funcionamento das atividades metabólicas e das células, com o fornecimento de nutrientes importantíssimos ao corpo.

No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais deste produto, como é feito, seus benefícios, composição, e o que, de fato, é a geleia real. Confira!

O Que é a Geleia Real

Quando falamos em abelha, logo associamos ao mel, produto tão conhecido e apreciado por todos. Mas, o que muitos não sabem, é que estas mesmas abelhas produzem um ingrediente valiosíssimo para nossa saúde, a geleia real, saudável e muito nutritiva.

O consumo regular da geleia real traz inúmeros benefícios para a saúde, como: prevenção de doenças, melhora a saúde da pele, e atua até mesmo na prevenção de alguns tipos de câncer.

A geleia real é produzida pelas abelhas operárias, para servir de alimento para a abelha rainha. As abelhas operárias vivem, em média, cinco semanas. Enquanto que as abelhas rainhas vivem aproximadamente 6 anos. É uma diferença considerável de tempo, e que é atribuído ao consumo deste produto.

A geleia é constituída de enzimas existentes em glândulas localizadas na garganta das abelhas, do pólen e mel das flores. A geleia real é rica em: proteínas, vitaminas A, C, D, B, B5, B6, B12, inositol, folato, biotina, ácidos nucléicos, ferro, magnésio, cobre, potássio, enxofre, manganês, cálcio e nutrientes diversos.

Benefícios da Geleia Real

Substância muito nutritiva, a geleia real auxilia na reprodução e no crescimento das células. Muito conhecida por seus efeitos antioxidantes, antibacteriano e anti-inflamatório, que auxiliam na melhora da saúde de uma forma geral como, por exemplo: no sistema digestiva, hormonal, no aumento da imunidade, na saúde óssea, e até na parte de cicatrização.

A geleia real também atua na prevenção de várias doenças. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Fertilidade masculina: há vários tratamentos para infertilidade nos homens, que vão desde medicamentos a cirurgias de correção. Mas, segundo uma pesquisa feita no ano de 2008, a geleia real possui a capacidade de resolver o problema. Durante a realização da pesquisa, casais foram inseminados artificialmente e foram feitas inserções de geleia real nas vaginas, para aumentar as chances de dar um resultado positivo.
  • Ajuda na imunidade do corpo e no processo inflamatório: segundo um estudo publicado pela revista International Immunopharmacology, o sistema imunitário pode ser impulsionado pela geleia real. De acordo com esse estudo, a histamina contida na geleia suprimi imediatamente a alergia sazonal, o que sugeri que o consumo da geleia real contribui para aliviar os sintomas da alergia. Embora sejam necessárias mais pesquisas para comprovar a eficácia da substância.
  • Ajuda no tratamento do diabetes: vários estudos dão indícios de que a geleia real auxilia na melhora de alguns aspectos do diabetes tipo 2. Em uma pesquisa, 40 pessoas que fizeram uso de 10 gramas da geleia real apresentaram alteração na glicose. Dessa forma, as pessoas com diabetes podem se beneficiar.
  • Reduz o colesterol: foi comprovado que o consumo da geleia real reduz o nível de colesterol.

A revista Journal of NutritionalScience and Vitaminology, publicou um estudo, no ano de 2007, que apontou que a ingestão do suplemento da geleia real em um período de 4 semanas, diminui os níveis de colesterol ruim.

  • Ameniza os sintomas do Alzheimer: recentemente, algumas pesquisas indicaram que a geleia real contém ativos que melhoram a memória, especialmente a de curto prazo. A geleia age beneficamente nas funções neurais, que têm relação com as lembranças. Dessa forma, pessoas que são acometidas pelo Alzheimer têm a possibilidade de terem os sintomas amenizados através do uso regular da geleia real.

Os antioxidantes presentes na geleia real previnem as doenças relacionadas ao cérebro, provocadas pelos radicais livres. Há também evidencias de que, ao usar a geleia real, algumas funções podem apresentar melhora, como a capacidade de manter o foco e a memória do indivíduo.

  • Reduz a pressão alta: esse é um problema muito comum. A pressão alta eleva o risco de o indivíduo desenvolver doenças cardiovasculares, doença renal, derrames, e etc. Para quem tem a pressão um pouco elevada, o problema pode ser controlado com exercícios e uma dieta de sal. A geleia real é um remédio natural, que pode ser usado para baixar a pressão arterial. No ano de 2009, uma pesquisa envolvendo roedores constatou que a geleia real reduziu a pressão arterial dos roedores por um período de tempo considerável.
  • Melhora a saúde do intestino: os bifidobactérias são probióticos produzidos pela geleia real, essas bactérias são benéficas para o intestino. Melhorando a imunidade contra o câncer.
  • Pele saudável e prevenção do envelhecimento precoce: de acordo com estudo feito na Coréia do Sul, a geleia real tem a capacidade de fazer a regulagem do processo de fotoenvelhecimento na pele depois de ser exposta à UV-B.

Os resultados rejuvenescedores foram constatados por meio de análise feita na pele. Notou-se que, nos indivíduos que ingeriram uma bebida dietética com extrato de geleia, houve um aumento de proteínas do colágeno. O que reforçou a ideia de que o uso da geleia real pode contribuir para a produção do colágeno, e para proteger a pele contra o envelhecimento precoce.

  • Ameniza os efeitos da menopausa: estudos apontam que o consumo da geleia real pode auxiliar na diminuição dos sintomas causados pela menopausa, melhorando o bem-estar nas mulheres que estão nessa fase sua vida.
  • Metabolismo acelerado: a ingestão da geleia real ajuda no aumento da regeneração das células, impulsiona o crescimento dos músculos e aumenta a saúde dos ossos, resultando num metabolismo saudável.
  • Auxilia no tratamento da osteoporose: uma pesquisa feita na Turquia, analisou o quanto a geleia real é benéfica na prevenção contra a osteoporose. Para realizar essa pesquisa, os pacientes tiveram a densidade dos ossos medidas antes e depois de usarem o suplemento feito da geleia. Também foram feitas coletas de sangue e tecido ósseo.

Foi constatado que a geleia real beneficiou a saúde dos ossos e elevou os níveis de fosfato e cálcio, indicando a eficácia da geleia real na redução da perda óssea causada pela osteoporose.

  • Cicatrizante de ferimentos: o mel já é bem conhecido pela sua capacidade de cicatrizar feridas. E a geleia real é igualmente eficaz nessa função.

Como podemos ver, a geleia real pode influenciar em vários aspectos em nossa saúde. A geleia deve ficar sempre na geladeira, numa temperatura inferior a dez graus.

Geleia Real – Benefícios Para o Cérebro

A geleia real recebe esse nome por ter a consistência um tanto mole, igual ao de uma geleia mesmo. E a sua cor é clara. Trata-se de uma substância produzida pelas abelhas operárias para alimentar a abelha rainha ao longo da sua vida.

A abelha rainha possui a genética igual à das abelhas operárias. No entanto, ela vive em média 5 anos, enquanto as operárias vivem em torno de 45 dias, apenas. Isso graças à geleia real, que é o alimento exclusivo da rainha enquanto ela viver, e também é o alimento das larvas nos 3 primeiros dias de vida.

Por isso, esse produto é considerado como um alimento muito poderoso. Ele tem em sua composição, de maneira bem concentrada, água, proteínas, carboidratos, lipídeos, enzimas, coenzimas, vitaminas, sais minerais e aminoácidos.

É um produto conhecido desde a antiguidade devido aos seus muitos benefícios para a saúde. Por ser tão poderosa, a geleia real é usada tanto para complementar a alimentação, como também serve de matéria-prima para a produção de cosméticos.

Benefícios da Geleia Real Para o Cérebro

O consumo diário da geleia real oferece uma série de nutrientes necessários ao nosso cérebro e ao organismo em geral, conforme abaixo:

  • Ácido 10-Hidroxidecênio (que ajuda a estimular o cérebro a produzir o hormônio do prazer, denominado serotonina. Esse hormônio promove a sensação de prazer).
  • 14 vitaminas
  • 18 aminoácidos
  • 13 minerais

A geleia real é um alimento muito completo, e que contribui de diversas formas para a nossa saúde.

Como Consumir a Geleia Real

Essa é uma das principais dúvidas de muita gente quando o assunto é geleia real. A melhor forma de consumir é in natura. Nesse caso, ela deve ser mantida congelada, para que possa preservar todos os seus nutrientes. Além do mais, ao permanecer descongelada por muito tempo, a geleia real pode se tornar tóxica.

Mas há também outras formas de consumo, como:

  • In natura: dessa forma, a geleia possui um sabor amargo, podendo não agradar a todos os paladares. Mas, com certeza, é a melhor maneira de consumi-la, pois todas suas propriedades serão conservadas.
  • Cápsulas Liofilizadas: a vantagem de consumi-la em forma de cápsulas é a praticidade, pois assim ela pode ser transportada para qualquer lugar, inclusive o local de trabalho. E não precisa ser mantida em geladeira. Porém, na forma de cápsulas, ela pode perder um pouco de suas propriedades, pois passa por alguns processos no decorrer do processo de fabricação.
  • Saches: dessa forma, a geleia pode ser consumida em sucos, shakes e outras bebidas. É excelente para quem não tem tempo de parar e fazer uma refeição, e também para aqueles que não gostam de comer sólidos no café da manhã. Dessa forma, conseguem uma excelente fonte energética e nutre da melhor forma.

No entanto, antes de começar a consumir o produto, é importante procurar um especialista e seguir corretamente as suas orientações.

Se você pretende usar a geleia real para fins estéticos, saiba que ela está presente na composição de vários produtos de beleza, tanto para os cabelos ou para a pele.

Geleia Real Engorda?

A geleia real é um produto com baixo valor calórico. Ela tem em sua composição vários nutrientes essenciais ao nosso organismo, bem como nutrientes que desempenham função de antioxidantes, contribuindo para diminuir o processo inflamatório. Dessa forma, por ser fonte de muitos nutrientes importantes, ela pode ser usada tanto em dietas de redução de peso, quanto em dietas para o ganho de peso também.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts