O que combina com geleia de menta e hortelã

Você é do tipo que gosta da sensação de refrescância que se sente ao escovar os dentes ou mascar chiclete, chupar uma bala de hortelã ou menta?

Então, essa sensação de frescor vem da nossa já bem conhecida plantinha medicinal e aromática Mentha Spicata, mais conhecida como hortelã.

Embora a hortelã seja muito usada para fins medicinais, principalmente, em tratamentos digestivos, como enjoos, vômitos, má digestão, flatulência, além de seu efeito calmante e expectorante, ela ainda pode emprestar seu sabor refrescante à pastas de dentes, balas, chicletes e… geleia!!

Sim, geleia de hortelã e/ou menta, embora não muito comum por aqui, lá fora é sucesso absoluto, por seu sabor exótico, refrescante e delicioso.

Qual a diferença entre hortelã e menta?

diferença entre menta e hortelã

Pois é, muita gente acha que hortelã é a mesma coisa que menta, mas, elas vêm de diferentes espécies, embora pertençam ao mesmo gênero, Mentha.

A mentha abriga cerca de 30 espécies diferentes, sendo a Mentha piperita, popularmente conhecida como hortelã, a mais comum por aqui, assim como, a Mentha spicata, mais conhecida como menta.

Mesmo sendo constantemente confundidas, a menta e a hortelã possuem algumas diferenças, que ajudam a identificá-las.

Menta

menta

A menta possui um sabor bem suave e refrescante, na verdade, seu sabor é mais suave que o da hortelã, sendo muito utilizada como tempero.

Sua folhas são mais largas e aglomeradas em um conjunto mais estreito e alongado.

Hortelã

hortelã

Já a hortelã possui um sabor mais forte e marcante que o da menta, por isso, é muito utilizada para atribuir sabor em pastas dentais, balas e em fitoterápicos.

Possui folhas pontiagudas, compridas e estreitas, e possui uma pequena haste que liga a planta ao caule principal.

Geleias de menta e hortelã

geleias de menta e hortelã

Não é de hoje que vemos frutas de todos os tipos se transformarem em geleias que, cada vez mais, são utilizadas não apenas para acompanhar chás com bolachas, ganhando a forma de molhos para carnes, ou mesmo, como toque final de alguns pratos requintados

Portanto, se você ainda considera as geleias apenas um complemento para a torrada ou pão do café da manhã ou da tarde, precisa rever, urgentemente, seus conceitos.

A geleia, de uma forma geral, há muito tempo, já virou uma forma de dar um toque diferente aos pratos, possibilitando novas experiências gastronômicas.

Com o que combinar geleia de menta e hortelã

combinar com geleia de menta e hortelã

Há muito tempo popular na Europa, devido ao inverno rigoroso, que acabou exigindo que transformassem as frutas de outono em doces, para serem aproveitadas o ano todo.

Porém, atualmente, as opções de geleias se ampliaram, existindo uma infinidade de sabores, dentre eles, de menta e hortelã.

Super versáteis, as geleias permitem que seu uso vá além do acompanhamento na hora do chá e, no caso das geleias de menta e hortelã, seu sabor agridoce acaba se prestando muito bem na hora de equilibrar sabores.

Ou seja, a geleia não serve para ser usada apenas como acompanhamento de pães e torradas, é ótima também para acompanhar assados em pratos agridoces, uma das tendências da gastronomia contemporânea.

Assim sendo, vale experimentar a geleia de menta e hortelã com cordeiro grelhado ou assado, ou como toque final em pratos de carnes, como porco.

De uma forma generalizada, a geleia de menta e hortelã combina muito bem com carnes, principalmente, de porco ou cordeiro, mas carnes vermelhas também, mas sempre obedecendo o equilíbrio para que seu sabor não se sobressaia ao prato.

No mais, a geleia de menta e hortelã também cai bem acompanhando aperitivos e doces, como uma mousse, abacaxi assado, por exemplo, conferindo um toque refrescante aos pratos.

geleia de menta e hortelã

Embora exista uma infinidade de marcas de geleia de menta e hortelã em mercados e lojas especializadas, é possível fazer a própria geleia, que sai mais gostosa, saudável e econômica que a industrializada.

Pensando nisso, vamos mostrar abaixo algumas receitas, confira!

Receitas de Geleia de menta e hortelã

receita

Geleia de maçã com menta e hortelã

Ingredientes:

  • 1 kg de maçã
  • Açúcar
  • Gotas de corante alimentar verde
  • 2 xícaras de vinagre branco
  • 20 folhas de menta ou hortelã inteiras
  • ½ xícara de menta ou hortelã picadas
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo:

  • Lave bem as maçãs e pique-as grosseiramente, com a casca.
  • Em uma panela de inox, adicione as maçãs com 2 xícaras de água e as folhas de hortelã.
  • Sem deixar grudar no fundo, misture bem e ferva em fogo baixo, por cerca de 50 minutos (ou até desmanchar a polpa da maçã).
  • Adicione o vinagre e deixe a mistura ferver por mais 5 minutos.
  • Coloque um pano limpo em uma vasilha funda, e despeje a mistura da panela e amarre o pano pendurado sobre a vasilha, deixe umas 7 ou 8 horas, para escorrer todo o líquido.
  • Descarte tudo que ficou no pano e coloque o caldo em uma jarra, colocando, para cada 2 xícaras de caldo, 300 g de açúcar.
  • Volte novamente à panela ao fogo, deixe ferver por 10 minutos.
  • Ao atingir o ponto de geleia, retire do fogo e adicione a menta e o corante.
  • Coloque em vidros, devidamente, esterilizados, e deixe esfriar.
  • Leve à geladeira e… pronto! Já pode se deliciar com a geleia feita por você!

 

Geléia de hortelã com menta super natural

Ingredientes

  • 1 litro de água para o chá
  • 1 maço de hortelã
  • 1 maço de menta ( mais ou menos 1 prato de sobremesa)
  • 1 limão (em suco)
  • 1 ¼ copo de açúcar
  • 3 copos de pectina de maçã
  • 2 copos de suco de hortelã e menta (um pouco das ervas batidas no liquidificador com um pouco de água, para fazer um suco).

Modo de Fazer

Faça um chá, com as ervas em 1 litro de água e cubra, deixando descansar por alguns minutos, depois passe na peneira e coloque na panela. Depois, pegue os suco de ervas e adicione ao chá.

Acrescente o limão aos poucos.

Leve a panela ao fogo e adicione o açúcar e a pectina de maçã. Misture bem e deixe cozinhar. Quando estiver cremosa, adicione uns pedacinhos bem picados de hortelã e menta. Deixe dar mais uma fervida e estará pronta.

Atenção: o caldo não ficará grosso, só depois que estiver na geladeira.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts