O que comer com Geleia de Pimenta

Embora a origem exata da geleia seja incerta, presume-se que ela tenha surgido, há muito tempo atrás, como um importante passo na conservação dos alimentos, conseguindo se prolongar a vida útil das frutas.

Mesmo sem ter uma origem constatada, se especula que as geleias tenham origem árabe, mais especificamente, venham da civilização mesopotâmica, a qual as utilizavam mais para fins medicinais, já que as frutas exerciam um importante papel em tratamentos de várias doenças.

Independente de sua origem, o fato é que a geleia até hoje é um doce muito apreciado, mas pelo excesso de substâncias químicas contidos nas geleias industrializadas, como emulsificantes, espessantes e conservantes, muita gente vem preferindo preparar sua própria geleia em casa, saindo bem mais barato e saudável.

E todos os sabores são bem-vindos, desde frutas como amora, morango, uva, pêssego, goiaba até … pimenta! Sim, geleia de pimenta! Super em alta hoje em dia, ideal para quem procura algo mais do que o simples docinho da fruta.

Geleia de pimenta

Geleia de pimenta

Ao contrário do que muita gente pensa, a geleia de pimenta é um dos doces mais versáteis que existem por ai, pois mistura sabores que combinam com quase tudo que você imaginar.

Justamente, por medo do ardido da pimenta, muitas pessoas acabam evitando seu consumo. E é aí que a geleia de pimenta acaba seduzindo, pois ela provoca uma explosão de sabores, e quase não é picante.

Com sabor e aroma bem característicos, a geleia de pimenta é um alimento levemente doce, comum toque picante e algumas vezes e, muitas vezes, com um leve sabor salgado.

Ao contrário da geleia de frutas, que é preparada basicamente com polpa de frutas e açúcar, ou seja, contendo acidez e pectina, considerada a alma da geleia, sem a qual a geleia não dá ponto (fica muito mole).

Mas a pimenta não contém pectina e nem acidez em sua constituição, por isso, as geleias de pimenta levam frutas em suas receitas.

Ou seja, geralmente, a geleia de pimenta é composta por uma ou mais frutas cítricas, como maçã, abacaxi, acerola, garantindo seu famoso toque agridoce.

E é justamente essa explosão de sabores que faz com que a geleia de pimenta seja bem versátil e agrade diferentes paladares.

Quer provar geleia de pimenta, mas tem medo? A dica, então, é ir experimentando aos poucos, acredite, você vai se surpreender!

O que comer com geleia de pimenta

o que comer com geleia de pimenta

Deliciosa, exótica, amada por muitos e temida por outros, a verdade é que por ser tão diferente da geleia de frutas, muita gente não sabe como consumi-la, com o que combiná-la, por isso, resolvemos mostrar aqui com o que a geleia de pimenta harmoniza.

A geleia de pimenta, na verdade, por ser muito versátil, permite combinações bem diferentes, podendo ser servida desde o aperitivo, entrada, saladas, prato principal, até a sobremesa e chá da tarde. Confira!

Aperitivo ou prato de entrada

aperitivo de geleia

A geleia de pimenta pode ser servida com uma bolachinha salgada, torradinhas, palitinhos salgados;

Ela fica ótima com as famosas bruschettas italianas;

Combinada com canapés de queijo, presunto ou ricota;

Servir como decoração, ou em porções individuais;

Sua cor brilhosa pode ser usada para realçar os ingredientes de um prato ou porção.

Saladas

saladas com geleia de pimenta

Por conta de seu toque agridoce, a geleia de pimenta também combina muito bem como tempero de saladas verdes, principalmente com rúcula, mesclando com algum tipo de queijo também.

Acompanhando o prato principal

Por seu sabor adocicado e, ao mesmo tempo, picante, a geleia de pimenta fica perfeita servida com carnes, como em um churrasco ou carne grelhada, seja frango, boi, porco ou peixe.

Outra dica é usar a geleia de pimenta como acompanhamento de hambúrguer, sendo uma interessante substituta dos tradicionais molhos que acompanham o sanduíche.

Assados no forno, com carne de porco, frango, boi ou peixe, por exemplo, também ficam perfeitos servidos com geleia de pimenta. A dica é pincelar toda a peça de carne antes de servir.

E aí, se animou a experimentar? E que tal fazer sua própria geleia? Saiba que fazer geleia de pimenta em casa, ao contrário do que muita gente pensa, é bem fácil e sai bem mais barato. Se animou? Então, anote essas receitas bem simples!

Receitas fáceis de geleia de pimenta

Geleia de Pimenta simples

Ingredientes:

  • 1 kg de maçãs
  • 1 litro de água
  • 2 a 3 pimentas dedo de moça
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 80 ml de vinagre de maçã (se não tiver, pode ser outro)

Primeiramente, coloque em uma panela com água, as maçãs cortadas em pedaços bem pequenos, com casca e sementes e leve ao fogo, bem baixo.

Deixe cozinhando por, aproximadamente, 1 hora, até que as maçãs estejam bem moles, no ponto.

Atenção: o ponto da geleia é quando você pinga 2 ou 3 gotas da geleia em um prato gelado, se virar o prato e as gotas ficarem ali presas, ela está no ponto.

Depois, coe bem usando um pano, separando bem o líquido do bagaço.

Coloque no liquidificador 1 copo desse suco e bata com as pimentas.

Feito isso, coloque numa panela o restante do suco, o açúcar e o suco batido com as pimentas, e deixe apurar em fogo bem baixinho por, aproximadamente, 30 minutos, mexendo sempre.

Adicione o vinagre e mexa bem, quando voltar a levantar fervura e ficar no ponto de geleia.

Coloque num vidro e deixe esfriar.

Atenção: Caso não fique no ponto, é só deixar mais tempo no fogo, e se quiser mais picante, coloque mais pimenta.

 

Geleia de Pimenta com pimentão

Ingredientes:

  • 750g de maçã verde
  • 450ml de água
  • 225g de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco Weinmann
  • 5 pimentas vermelhas
  • 1 pimentão vermelho

Lave e corte as maçãs em cubos, sem tirar a casca e nem as sementes.
Coloque em uma panela com a água e leve para cozinhar em fogo médio até que as maçãs se desmanchem.
Deixe esfriar e coloque essa mistura dentro de um pano de prato e deixe que o suco escorra em uma jarra até o dia seguinte. Importante: não aperte o pano para acelerar o processo de filtragem, pois a geleia ficará turva, então paciência.
No dia seguinte meça a quantidade de suco coado, para cada 300ml de suco, adicione 225g de açúcar.
Em uma panela, leve a mistura para ferver por alguns minutos, em fogo baixo, após acrescente o sal e o vinagre.
Ainda em fogo baixo, deixe por mais ou menos 10 minutos, até dar o ponto (vide receita acima).

Enquanto tudo cozinha, prepare o pimentão e a pimenta, tire as sementes, e passe no processador ou corte em cubinhos bem pequenos, ao atingir o ponto, acrescente a pimenta e o pimentão, mecha bem e cozinhe por mais 2 minutos.

Tire do fogo e deixe descansar por mais 2 minutos, depois, guarde nos vidros fechando com a tampa.

Deixe esfriar fora da geladeira, depois, guarde refrigerado por até 1 mês.

 

Quer mais receitas fáceis? Então confira esses vídeos abaixo:

Geleia de pimenta caseira

Geleia de Pimenta Dedo de Moça

 

Gostou das dicas? E é isso, agora você não tem desculpa para não se deliciar com a maravilhosa geleia de pimenta.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts