O que fazer quando a geleia passou do ponto

Morango, uva, amora, goiaba, jabuticaba, pimenta, não importa o sabor, uma geleia bem feita é sempre bem-vinda, seja no café da manhã, no lanche da tarde, como entrada, na salada…

Mas o que faz uma geleia ser considerada bem feita? Não é só seguir a receita?

A resposta é NÃO. Não basta seguir fielmente a melhor receita de geleia do mundo se o ponto não estiver certo. Pois o ponto certo é que garante a textura de geleia, que não é nem tão rala e nem tão grossa.

Mas, como não errar o ponto?

É exatamente isso que mostraremos nesse artigo! Confira!

Geleia perfeita

Uma boa geleia pode fazer toda a diferença no café da manhã do dia a dia, ou mesmo, para dar um toque a mais em alguma receita (seja no tender, pernil, peixe grelhado, pudins, sorvetes).

E se a geleia for caseira, então, aí ainda vem junto com a frase: “Eu que fiz!” E isso não tem preço, não é mesmo?

Poder ter à mesa uma geleia feita por você, livre de conservantes, espessantes, enfim, mais saudável e econômica é super gratificante e tão simples, sem falar no sabor especial de uma geleia caseira.

O problema é que, apesar de ser super simples e fácil de fazer, alguns errinhos básicos podem colocar tudo a perder.

Da temperatura no fogão, fruta inadequada, panela errada, quantidade de açúcar e… o ponto.

Pois é, o ponto sempre é citado como o grande erro básico, já que os demais errinhos não acontecem se seguirmos exatamente a receita, por isso, é o que vamos mostrar aqui. O que fazer se sua geleia passar do ponto. Será que dá para salvar?

As melhores frutas para fazer geleia

melhores frutas para geleia

Quem já não reparou que nas prateleiras de supermercados ou lojas especializadas só algumas frutas ganham sua versão geleia? Então, e isso tem sua razão de ser, pois algumas frutas possuem mais pectina, o polissacarídeo que, em contato com ácido (o suco de limão de que falaremos a seguir) e açúcar, ajuda a dar aquela textura, consistência de gel, à geleia.

Por esse motivo, costumamos ver nas prateleiras geleias de frutas como morango, uva, maçã goiaba, ameixa, damasco, pêssego, figo e jabuticaba, ricas em pectina.

Mas, então, se eu quiser fazer geleia com outro tipo de fruta não consigo? Consegue sim, mas aí terá que lançar mão de pectina artificial em pó (usando de acordo com as instruções na embalagem).

O ponto certo das frutas

ponto certo da geleia

Se engana quem pensa que quando a fruta não dá mais para o consumo aí ela está pronta para virar geleia… na verdade, ela deve estar fresca e madura, mas “no ponto”, isto é, nem verdes nem passadas.

Se a fruta estiver ainda verde, a geleia ficará ácida, e se estiver passada (madura demais), aí a geleia irá açucarar em poucos dias.

Uma dica é congelar a fruta ainda fresca, cortando como se fosse fazer a geleia, mas em vez de levá-la ao fogo, colocá-la em saquinhos hermeticamente fechados (tipo “zip”), armazenar no congelador e fazer a geleia quando quiser.

Não abrir mão do suco de limão

Embora ele não faça parte de muitas receitas, o suco de limão é fundamental ao fazer uma geleia. A dica é sempre acrescentar 50 ml de suco de limão para cada quilo de fruta, pois isso irá regular o pH da mistura das frutas com o açúcar, e só se consegue consistência de geleia quando o pH está entre 3,5 e 3 ou até um pouco menos.

O açúcar ideal

Na hora de escolher o açúcar para fazer sua geleia, opte pelo açúcar cristal, que demora mais para dissolver e, assim, diminui o risco de ficar muito açucarada depois de fria.

Mas, caso só tenha em casa o açúcar refinado, não tem problema, só procure usar o fogo muito baixo, para que ele possa se dissolver bem lentamente.

Que panela usar?

panela para geleia

Embora, antigamente, panela para fazer geleia tinha que ser de cobre, para garantir que o calor fosse melhor distribuído, e o açúcar dissolvido na velocidade certa, hoje a coisa mudou, quem não tem panela de cobre pode fazer sua geleia caseira em panelas de inox, de preferência, com fundo duplo ou triplo.

A melhor colher

Caso não tenha uma colher de madeira reservada apenas para fazer sua geleia, e super bem higienizada constantemente, prefira utilizar uma colher de inox.

Como saber se a geleia está no ponto

geleia no ponto

Saber se a geleia está no ponto certo pode até parecer complicado, mas, na verdade, é até bem simples. Com a geleia ainda fervendo, coloque um pouquinho dela sobre um prato e a “risque” com o dedo ou com o cabo da colher.

Se as duas partes se unirem rapidamente, a geleia precisa ficar no fogo por mais um tempo, já se não se mover, é porque está no ponto e já pode desligar o fogo.

Por outro lado, caso ela mal se espalhe o suficiente para você fazer esse “risco” no meio, então, é porque ela passou do ponto.

Mas qual o ponto certo de fazer esse teste?

Nesse caso, pode lançar mão de um termômetro culinário, já que a geleia costuma chegar ao ponto entre 100°C e 105°C.

Fogo baixo SEMPRE

Para fazer geleia é preciso muita paciência, se estiver com pressa… esqueça. É preciso esperar a fruta soltar sua polpa lentamente, e o açúcar ir derretendo bem lentamente, com o suco de limão se unindo ao doce e ao ácido lentamente. Ou seja, fazer geleia é um processo lento e o fogo deve estar a aproximadamente 150°C (fogo baixo) para que possa cozinhar sem problema.

Acredite, colocar o fogo em temperatura média ou alta, para tentar acelerar o processo, nunca dá certo.

O que fazer se a geleia passar do ponto?

o que fazer se a geleia passar do ponto

Mas, e se a geleia passar do ponto? Se perceber que a geleia ficou dura demais depois que esfriou?

Se a geleia passar do ponto, então, basta levá-la ao fogo novamente, depois que aquecer, acrescentar ¼ de xícara de água fervendo, misturar, dar uma fervura rápida de 1 minuto, desligar, esperar amornar e colocar no recipiente para guardar.

Portanto, muita calma nessa hora! Sempre dá para dar um jeito!

Se ficar mole demais, depois de esfriar, é só voltar com ela para a panela, em fogo baixo, deixar que engrosse mais um pouquinho.

 

E é isso, agora que já sabe como fazer para ter uma geleia no ponto certo, é só escolher uma de nossas receitas e se deliciar!

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts