Qual a diferença entre geleia e manteiga de amendoim?

O que você prefere, um sanduíche de geleia ou de pasta de amendoim? Ah… vamos combinar que ambos são deliciosos, verdadeiras tentações.

Sem falar que tanto a geleia como a pasta (ou manteiga) de amendoim são super democráticos e ecléticos, já que podem ser usados em diferentes receitas e tanto doces como salgadas…

Mas, um fato que chama muito a atenção é muita gente ainda achar que ambos, por serem pastas, são preparados da mesma forma.

Claro que não! Embora sejam dois deliciosos recheios de sanduíches, cada um tem sua própria forma de preparo e suas diferenças. Quer saber quais? Então, continue lendo!

Manteiga de amendoim

Também chamada de pasta, ou creme de amendoim, ela é feita, exclusivamente, e unicamente, de amendoim torrado e não é nenhuma novidade, na verdade, ela já era consumida há cerca de cem anos.

Com sua textura super cremosa, a pasta de amendoim, que é velha conhecida dos norte-americanos, virou a atual queridinha dos atletas, e isso por seus inúmeros benefícios, sendo rico em gorduras boas, ômega-6, fonte de proteína, além de ter baixa carga de carboidratos, tal como a maioria das castanhas.

E se engana quem pensa que essa delícia só combina com sanduíches, ela fica perfeita com biscoitos, torradas e até como recheio de tortas.

Mas, embora seja deliciosa e esteja vivendo seu apogeu por aqui, a manteiga de Amendoim nada mais é do que um creme liso feito 100% de amendoim, livre de aditivos químicos ou conservantes, embora seja possível encontrar o creme com adição de açúcar em mercados, por isso, é bom sempre observar o rótulo, preferindo sempre a pasta integral, feita apenas e unicamente com amendoim, sem adição de óleos ou açúcares.

Geleia

Já, a geleia, nossa velha conhecida aqui no site, pode vir em diferentes sabores, de acordo com a fruta a ser usada, possuindo textura e consistência mais fluida, e isso por ser resultado da mistura de pectina da fruta com açúcar.

Embora seja mais associada a recheio de sanduiches, no entanto, a geleia pode ser usada na culinária, ajudando a criar diferentes combinações em pratos agridoces, ou mesmo, como calda de sorvetes, finalização de assados e saladas.

Diferença de manteiga de amendoim e geleia

Além da diferença primordial entre essas duas delícias, que é o ingrediente (uma tem o amendoim como estrela enquanto a outra as frutas são as grandes vedetes), podemos dizer que outra diferença entre manteiga de amendoim e geleia está no preparo.

Enquanto a manteiga de amendoim é feita, unicamente, com amendoim, produzida por meio de sua torração e, posteriormente, seu processamento, até virar uma pasta; por ouro lado, a geleia é um doce produzido a base de frutas, cuja textura é mais gelatinosa.

Já, nutricionalmente falando, a manteiga de amendoim, por ter como base o amendoim, é rica em proteína, por isso é a atual queridinha dos esportistas, contribuindo para os músculos e o bem-estar geral, embora é preciso muito cuidado por parte de quem adquirir a pasta pronta em mercados, já que algumas marcas possuem alto teor de açúcar, entre outros aditivos químicos.

Enquanto isso, as geleias costumam ter alto teor de açúcar e, se não forem refrigeradas, podem perder a consistência característica.

Mas, a ótima notícia é que você mesma pode fazer tanto sua manteiga de amendoim, livre de açúcar e conservante, como sua geleia, também mais nutritiva e saudável.

Fazendo sua manteiga de amendoim caseira

Quer fazer sua própria manteiga, pasta ou creme de amendoim? Então, anote essa receita e dê adeus aos produtos industrializados, fazendo sua própria pasta de amendoim, livre de açúcar e conservante.

Para fazer sua própria pasta, basicamente só é preciso torrar levemente o amendoim (cuidando para não passar do ponto) e depois batê-lo em um processador até ficar na consistência desejada.

Receita de Manteiga de Amendoim caseira

Ingredientes

  • 500 gramas de amendoim cru
  • 1 pitada de sal (opcional)

Como fazer:

Em uma assadeira, distribua o amendoim e leve ao forno médio até tostar levemente, geralmente, o tempo médio é de, aproximadamente, 10 minutos, porém, esse tempo pode variar de forno para forno, por isso, preste atenção para não deixar tostar demais, ou  queimar o amendoim.

Depois, quando ver que está no ponto certo, retire o amendoim do forno, deixe esfriar por alguns minutinhos e, em seguida, descasque e leve o amendoim, ainda morno, ao processador.

Bata até obter uma mistura homogênea (pode levar um tempinho, dependendo da potência do processador), vá desligando, mexa um pouco, raspe as laterais com uma espátula, espere um tempo para que o óleo do amendoim seja liberado.

Bata novamente, repetindo esse processo, até obter a textura desejada.

Pronto! Agora é só guardar em um recipiente higienizado e fechado.

Sua pasta de amendoim vai durar até um mês, em temperatura ambiente, e por cerca de 3 meses, na geladeira.

Quer conferir como fazer sua pasta em vídeo? Então, aperte o play e, como bônus, aprenda a fazer, também, pasta caseira de amêndoas e de nozes com castanha!

Fazendo sua Geleia caseira

Se você acompanha a gente por aqui, já sabe que o que não faltam em nosso site são opções de geleia de todo o tipo, e que seu preparo é mais simples do que parece, inclusive, pode ser uma boa forma de conseguir aumentar a renda familiar.

Então, você que está chegando aqui pela primeira vez, saiba que para fazer geleia caseira, o ideal é escolher a fruta da estação, dentre as muitas opções e se ela não tiver pectina suficiente para dar a liga, a boa notícia é que já é possível encontrar essa substância à venda no mercado, ou mesmo, substituí-la por gelatina, por exemplo.

Basicamente para uma receita simples de geleia você só vai precisar de 3 ingredientes, depois, basta ter paciência e deixar cozinhar por um bom tempo e, então, terá uma geleia perfeita, mais saudável, feita com sua fruta favorita e o principal, por você!

Embora possa se fazer geleia com qualquer fruta, até mesmo com pimenta e outros ingredientes, as frutas mais usadas para fazer geleias são: morango, uva, maçã, laranja, amora, cupuaçu, ameixa…

E caso a fruta escolhida não tiver liga, não tem problema, pois hoje já é possível comprar pectina (substância contida em algumas frutas e responsável pela textura da geleia) nos mercados e lojas de produtos naturais, e se preferir, pode até substituí-la por gelatina.

Receita básica de Geleia caseira

Ingredientes:

  • 400g de fruta (morango, manga, etc)
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão
  • 5g de pectina (opcional) no caso de sua geleia não ficar consistente

Modo de preparo:

Corte a fruta escolhida para fazer a geleia em cubinhos, se quiser, bata levemente no liquidificador, deixando alguns pedaços da fruta para dar textura;

Misture a mistura com o açúcar em uma panela grossa, e deixe cozinhar em fogo baixo;

Deixe ferver até formar uma calda, aproximadamente 5 à 10 minutos;

Adicione o suco de limão e deixe ferver por mais 15 à 20 minutos mexendo sempre para não queimar o fundo;

Desligue o fogo, e deixe esfriar.

Coloque em potes de vidro, previamente esterilizados, com tampa e… bom apetite!

Pronto, agora você já sabe a diferença entre manteiga de amendoim e geleia, e o melhor,  como preparar essas duas delícias!

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts