Qual a geleia mais saudável?

Que geleia é uma delícia e cai bem em todas as estações do ano, isso não é novidade, assim como, ela não precisa só acompanhar um pãozinho, torradas ou biscoitos, isso também já sabemos, ou mesmo, que ela não precisa necessariamente ser feita com frutas… mas será que todo mundo sabe que uma geleia pode, SIM, ser saudável?

Então,  geleia combina muito bem com os dias mais frios e com os mais quentes do ano, pode acompanhar muito bem saladas e carnes assadas e pode ser feita com diferentes alimentos, da pimenta à abóbora ou cenoura… e SIM, ela pode ser saudável, desde que seja adoçada da forma correta.

Na verdade, geleias podem ser super saudáveis, principalmente, porque são fonte de importantes nutrientes para o bem-estar do nosso organismo, se encaixando perfeitamente, e sem prejudicar a saúde, em diversos momentos do nosso dia a dia, tornando as refeições e os lanches mais gostosos e saudáveis!

Geralmente, tendo como base frutas, as geleias SEM açúcar, caseiras e orgânicas, podem se tornar ótimas aliadas de quem quer perder peso, mas sem abrir mão da saúde.

A geleia com açúcar não é saudável?

Na verdade, geleia, com ou sem a adição de açúcar, é uma delícia, sem falar no seu alto teor de antioxidantes, como polifenóis, antocianinas e carotenoides, porém, no caso de geleia adoçada com açúcar, então, não é que seu consumo seja proibido, apenas deve ser moderado, o problema é conseguir essa moderação.

Já, geleias orgânicas, feitas apenas o açúcar orgânico e a pectina natural das frutas, já são consideradas mais saudáveis, justamente, por não levarem o açúcar refinado na sua composição, podendo fazer parte de qualquer dieta equilibrada.

Geleias orgânicas são fontes de fibra e ajudam o organismo a funcionar de forma saudável, mantendo o intestino ativo, além de proporcionar energia, por conta da frutose, ou seja, é a opção ideal para quem está na dieta de emagrecimento e sente aquela necessidade de comer algo doce.

Benefícios da geleia em nossa alimentação

A geleia, geralmente, tem a fruta como base de preparo, um alimento que complementa nosso quadro nutricional, sendo indicado consumir cerca de 4 a 5 porções por dia. E a geleia pode ajudar muito nisso, já que é preparada com a fruta integral e pode variar de nutrientes conforme a fruta com a qual for preparada.

A geleia de frutas ajuda a fortalecer o sistema imunológico, justamente, por ser rica em vitamina C, tornando o nosso organismo mais saudável, livre de gripes, resfriados e outras inflamações causadas pela baixa imunidade.

A geleia facilita o trânsito intestinal, e isso por ser rica em fibras alimentares, responsáveis por favorecerem o funcionamento do nosso intestino.

Geleia também é uma ótima fonte de energia para nosso corpo, sendo uma ótima opção de alimento para praticantes de exercícios físicos ou para quem deseja dar um gás nas atividades cotidianas.

A geleia contém fibras alimentares que, por sua vez, atuam em prol do coração, tornando-o mais ativo e forte, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como o AVC, derrame, pressão alta, etc.

Quando a geleia não é feita com açúcar refinado, apenas a frutose, açúcar natural das frutas, ela é uma excelente alternativa para pessoas que apresentam diabetes ou precisam equilibrar os níveis de glicose no organismo.

A geleia também pode ser uma ótima aliada das dietas de emagrecimento, e isso porque  a orgânica possui uma baixa quantidade de calorias, tornando-as ideal para quem quer perder alguns quilinhos. Nesse caso, se o objetivo for emagrecer, a dica é usá-la para acompanhar torradas, pães integrais e biscoitos.

Cuidados que deve ter ao comprar sua geleia

Embalagem – sempre opte por embalagem de vidro, pois protege melhor o alimento.

Tampa – preste muita atenção à tampa, pois ela pode entregar se a embalagem já foi aberta ou danificada. Para se certificar, basta pressionar seu centro, se estiver rígido, bom sinal, mas, se estiver flexível, mostra que ela já foi violada. Também verifique se não está amassada e se o lacre (caso haja) está intacto.

Tipos de produto – na hora de escolher, entre convencional, light e diet, prefira sempre as sem açúcar e fique atento na diferença entre a light e a diet

  • Geleia light: apresenta uma redução de menos 25% da quantidade de um determinado item da receita (no caso o açúcar).
  • Geleia diet: há a ausência total de algum ingrediente, e alguns fabricantes adicionam adoçantes naturais ou artificiais para que o alimento fique mais adocicado, por isso, os diabéticos devem ter cuidado, pois mesmo que não haja acréscimo de açúcar refinado no produto, há esse tipo de substância natural das frutas.

De olho no rótulo – vale sempre prestar atenção no rótulo, a maioria das marcas oferece todas as informações na embalagem, usando até expressões como zero e diet. Por isso, não esqueça de conferir a lista de ingredientes, verificando se há ou não açúcar adicionado na formulação do produto. Lembrando que os que estão em maior quantidade, aparecem primeiro.

Receita de geleia de Morango orgânica (para comer sem medo!)

Ingredientes

 

– 3 caixas de morangos orgânicos (aprox. 750g)
– 1 xícara de açúcar mascavo
– Suco de um limão grande
– 4 unidades de cravos-da-Índia
– 4 colheres de sopa de semente de chia (opcional)

Modo de preparo

Primeiramente, higienize os morangos, depois, retire o topo e corte em pedaços menores.

Numa panela de fundo grosso, leve ao fogo os morangos, o açúcar mascavo, o limão, os cravos e deixe apurar.

Como a ajuda de uma colher de madeira, vá mexendo, em fogo baixo, fazendo o formato de “8”.

Quando observar a mudança na consistência, desligue o fogo e adicione a semente de chia. Coloque a geleia em um recipiente de vidro.

 

Dicas: experimente usar 1 colher de sopa dessa geleia em torradas, biscoitos salgados integrais, tapioca, como cobertura em salada de frutas e outras receitas.

Benefícios da chia

A semente de chia é rica em cálcio, possui alto teor de fibra alimentar, ajudando a reduzir o colesterol, contém ácido graxo ômega 3, ajudando na saúde do coração, além de ser uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina e niacina, e ainda contém proteína vegetal de alta qualidade, uma vez que possuem aminoácidos essenciais.

Calorias: 26 calorias por colher

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 2 potes de 180g

Que tal assistir um vídeo com o passo a passo?

Geleia de Pêssego orgânica

Ingredientes:

– 4 pêssegos
– 3 colheres sopa de Agave Nectar
– 3 colheres sopa de água, se necessário
– 1 colher chá de suco de limão concentrado

Modo de Preparo:

Coloque os pêssegos em uma vasilha com água fervente por alguns minutos para afrouxar a casca.

Tire da água, remova a casca e corte em cubinhos. Descarte o caroço.

Numa panela de fundo grosso, coloque os pêssegos, o Agave e o suco. Cozinhe em fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe a mistura cozinhar por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Se começar a secar ou engrossar demais, adicione as colheres de sopa de água. Quando os pêssegos estiverem bem macios, formando uma massa homogênea, retire do fogo e deixe esfriar.

Coloque a geleia em um recipiente de vidro, limpo e esterilizado.

Mantenha refrigerado.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts