Qual a melhor geleia de pimenta?

Ela não chega a ser uma unanimidade, mas também, como dizia Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra… mas, mesmo assim, ouso dizer que quem diz que não gosta de geleia de pimenta é porque, na verdade, nunca comeu uma boa geleia de pimenta.

Pois é, para quem não sabe, apesar de chamadas de geleia de pimenta, muitas só têm em comum o ardor, já que elas podem ser feitas com diferentes combinações.

O fato é que, independente das combinações, a geleia de pimenta é um daqueles alimentos que sempre surpreendem e… viciam.

Experimentar geleia de pimenta é uma viagem sem volta, depois da primeira prova, se prepare para esse item virar essencial em sua despensa.

Talvez o maior trunfo da geleia de pimenta seja o fato dela, além de saborosa, pra lá de exótica e versátil, combinar com quase tudo.

E se você é do time que não experimenta de jeito nenhum porque pensa ser muito ardida, esqueça! Ela é agridoce e, geralmente, nem é muito picante. Sem falar no sabor que deixa na boca.

Quanto a pergunta “Qual a melhor geleia de pimenta”, a resposta correta pode ser: a que tiver! Mas, brincadeiras a parte, a melhor cabe ao gosto pessoa de cada um, já que elas podem ser feitas com diferentes combinações e vários tipos de pimentas, como a biquinho e a dedo-de-moça.

Mas, com certeza encontrará alguma boa opção no mercado mais próximo, sendo muito populares as das marcas Queensberry, UAI e Legurmé.

Dicas para acertar na escolha da Geleia de Pimenta

Como já falamos acima, a geleia de pimenta não é só uma delícia, como também é super versátil, o que permite combiná-la com diferentes pratos. Porém, ao escolher sua geleia, vale prestar atenção em algumas características, como o tipo de pimenta usado, se existem combinações de sabores e até a consistência. Confira algumas dicas.

Escolhendo pelos Tipos de Pimentas

Na hora de escolher sua geleia de pimenta, primeiramente, vale considerar o tipo de pimenta usado, se apenas um, ou combinando duas ou mais, para criar um sabor mais elaborado.

Confira abaixo os tipos de pimenta mais usados e suas características:

  • Pimenta dedo-de-moça: pimenta vermelha muito consumida no Brasil e uma das mais usadas para fazer a geleia, e isso devido ao sabor marcante, embora com ardência moderada, que pode ainda ficar mais suave sem as sementes. .
  • Pimenta biquinho: também é uma pimenta vermelha,bem suave e sem ardência. Por ser muito saborosa, costuma ser bastante usada pura, como aperitivo, e para decorar pratos. Quem quer uma geleia sem ardência, essa é a pimenta ideal, e ainda é levemente adocicada.
  • Pimenta jalapeño: pimenta de origem mexicana de sabor único, com ardência leve a moderada, sendo, geralmente, usada ainda verde.
  • Pimenta-de-cheiro: é uma pimenta tipicamente brasileira, muito usada na culinária nordestina, com aroma acentuado e especial, embora a ardência seja leve.
  • Pimenta calabresa: não é uma espécie, na verdade ela é uma pimenta composta por várias pimentas vermelhas, sendo a dedo-de-moça a mais comum, mas ela se apresenta seca e moída. Já, sua ardência, costuma ser moderada.

Como podemos ver, existem muitos tipos de pimenta, embora algumas marcas indicam no rótulo apenas usar pimenta vermelha, sem especificar a variedade. Embora, geralmente, a pimenta vermelha usada seja a dedo-de-moça, a geleia pode ser feita com uma combinação de vários tipos.

O que vale é que todas são deliciosas e emprestam um toque especial às suas preparações.

Grau de Ardência da Geleia de Pimenta

Se você faz parte do time que não experimenta geleia de pimenta com medo da ardência, vale saber que a grande maioria não costuma ter ardência e, se tiver, é bem leve.

Por outro lado, quem já gosta de geleias mais picantes, a não ser que prepare sua própria geleia, provavelmente irá se decepcionar, mas, de qualquer forma, prefira, então, as feitas a base de pimenta dedo-de-moça que, com certeza, poderá ser mais ardida conforme a quantidade usada.

Cuidado com o Açúcar

Não é porque a geleia é de pimenta que ela não contém açúcar em sua composição, na verdade, provavelmente, um de seus ingredientes é o açúcar. Por isso, diabéticos ou pessoas com restrições alimentares devem ficar atentos na hora de consumir, embora seja possível encontrar opções adoçadas de uma forma mais saudável.

Geleia de Pimenta mais saudável

E não é apenas o açúcar que pode comprometer a saúde, embora, geralmente,  geleias de pimenta não levem tantos ingredientes ou aditivos alimentares.

Embora muitas geleias contenham pectina, que geralmente é natural e serve para dar a textura de geleia, algumas podem conter conservantes, estabilizantes e espessantes.

Na verdade, embora esses aditivos ajudem a aumentar a durabilidade do produto e até melhorar a textura, seu consumo em excesso não é benéfico à saúde.

Por isso, a dica é optar, sempre, por geleias mais naturais, sem aditivos, como uma opção mais saudável.

Geleias de Pimenta Orgânicas

Não é de hoje que as pessoas buscam por opções mais saudáveis, nesse sentido, produtos orgânicos vêm ganhando, cada vez mais, a preferência da maioria das pessoas, e até as geleias entram nessa brincadeira.

Assim, as geleias orgânicas, feitas com ingredientes livres de agrotóxicos, pesticidas e outros químicos estão saindo na frente e já é possível encontrar muitas opções no mercado, e para todos os bolsos.

O que Comer com Geleia de Pimenta?

As opções de acompanhamento são muitas, infinitas, já que a geleia de pimenta é um alimento super versátil.  De torradinhas, pães, saladas, carnes assadas à diversos tipos de queijo e embutidos, ela cai bem com tudo, ou quase tudo!

No mais, vale usar sua geleia de pimenta:

  • em saladas;
  • como acompanhamento de carnes vermelhas e de porco;
  • como molho em hambúrgueres e sanduíches para um toque mais sofisticado;
  • com queijo tipo “brie” ou “camembert’;
  • com pastel, dadinhos de tapioca, croquetes, coxinha, bolinho de bacalhau, entre outros;
  • com sorvetes e bolo de chocolate.

Receita de geleia de pimenta caseira

Quer fazer sua própria geleia? Nós já mostramos aqui diferentes receitas e combinações para você arregaçar as mangas e se divertir criando sua própria geleia de pimenta.

Mais saudável e econômico impossível, e ainda vai sair do jeitinho que você quer!

Então, confira aqui algumas dicas de receitas, ou confira o vídeo abaixo e…bom apetite!

Receita de geleia de Pimenta com maçã

Ingredientes:

  • 4 pimentas dedo de moça picadas e sem sementes (se forem pequenas, pode usar 8)
  • 1 maçã ralada (sem casca e sem semente) • 1 limão espremido • 1 dente de alho • 1 xícara de açúcar
  • 1 pauzinho de canela
  • 1/3 de xícara de água
  • 1 pitada de sal

E é isso, perca o medo de provar geleia de pimenta e se renda ao seu sabor agridoce, que dá um toque gourmet super especial até aos pratos mais simples. Basta usar a criatividade e se abrir para novos sabores!

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts