Qual a melhor geleia para quem faz dieta?

Saborosa, versátil e super nutritiva, sim, estou falando da geleia que, ao contrário do que muita gente pensa, pode e deve fazer parte de um plano alimentar saudável!

A geleia é fonte de importantes nutrientes para o bem-estar do nosso organismo, por isso, ela deve fazer parte de nossa rotina diária, deixando os lanches e refeições mais gostosos e saudáveis!

Porém, certamente, a preferência deve ser por geleias sem açúcar, caseiras e orgânicas, sem dúvida, ótimas opções para quem faz dieta ou quer investir em uma vida mais saudável.

Por permitir diferentes sabores, a geleia pode estar presente tanto no café da manhã, substituindo a manteiga ou margarina; como nos lanches da tarde, acompanhando as torradas ou biscoitos e substituindo a vontade de comer doce.

Nutricionistas concordam que as geleias são opções saudáveis, mas desde que se fique atento a forma de consumo, as geleia de frutas possuem um bom teor de antioxidantes, como polifenóis, antocianinas e carotenoides, porém, quando levam a adição açúcar, seu consumo pede uma maior moderação.

6 benefícios da geleia para sua saúde

1 – Fonte de energia

Por ser rica em carboidrato, a geleia aumenta a disposição e energia do nosso corpo para as atividades cotidianas. Ótima opção de lanche para quem pratica atividades físicas.

2 – Ajuda a regular o intestino

Por ser rica em fibras alimentares, responsáveis por diminuírem o apetite, proporcionar saciedade e facilitar o trânsito intestinal, a geleia ajuda a prevenir a constipação, prisão de ventre e possíveis inflamações.

3 – É versátil

A geleia não só fica perfeita no café da manhã, como em lanches e sobremesas, além de combinarem muito bem com diversas preparações salgadas, trazendo um sabor agridoce ao prato. Experimente servir carne de porco ou peixe, acompanhada de geleia de frutas vermelhas ou de laranja.

4 – Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Por conter fibras, a geleia ajuda a tornar o coração mais saudável, livre de complicações, prevenindo doenças como derrame, AVC, pressão ou colesterol altos.

5 – Ótima opção para diabéticos

E quem disse que diabéticos não podem comer geleia? Basta apostar nas geleias orgânicas, já que são livres de açúcar industrializado, contendo apenas a frutose, ou seja, o açúcar natural da própria fruta.

6 – Ajuda a perder peso

A geleia pode ser uma ótima aliada das dietas de emagrecimento, sim! Calro, desde que seja sem açúcar e orgânica, possuindo poucas calorias e, assim, colaborando com a dieta de quem deseja perder alguns quilinhos e, ao mesmo tempo, sente falta de doce. Vale trocar alimentos gordurosos como a manteiga, ou margarina, por geleias saudáveis.

Tipos de geleias para incluir na dieta

As geleias podem ser aliadas da dieta, já que ajudam a “matar” aquela vontade de doce, de uma maneira mais saudável, com menos calorias e gorduras, se comparada a outros alimentos de paladar doce.

Ou seja, não só pode ser consumida por quem faz dieta como por quem deseja levar uma vida mais saudável, mas atenção, as geleias não são todas iguais, além da variedade de sabores, elas variam também em sua composição.

Geleias orgânicas

Muito se tem falado em geleias orgânicas, mas afinal, o que elas têm de diferente das demais?

Então, primeiramente, é preciso entender que alimentos orgânicos são todos aqueles livres de agrotóxicos e outros produtos químicos sintéticos, corantes ou conservantes sintéticos, nesse sentido, as geleias orgânicas não podem ter corantes e nem conservantes ou qualquer outro produto químico sintético,, comprovadamente, prejudicial para a saúde.

Sendo assim, ponto para a geleia caseira!

Vale saber que está cada vez maior a procura por produtos orgânicos e, claro, as geleias não iriam ficar de fora dessa realidade.

Só é preciso entender que, o fato de ser uma geleia orgânica não garante que ela seja a melhor opção para a sua dieta! É fundamental conferir a lista de ingredientes e a tabela nutricional, e isso porque, apesar de orgânicas, as geleias podem apresentar  açúcares e outros ingredientes muito calóricos.

Lista de ingredientes

Então, como dito acima, é fundamental procurar, sempre, consultar a tabela nutricional dos produtos industrializados, no caso, da geleia, principalmente se estiver fazendo dieta, e optar por produtos que melhor se encaixam com suas necessidades ou objetivos, menos calorias, menor teor de gorduras, maior quantidade de fibras, dentre outras possibilidades.

Na lista de ingredientes de cada produto, irá encontrar todos os ingredientes presentes no mesmo, e em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente da lista é aquele que está presente em maior quantidade no produto!

Assim, no caso das geleias, de uma forma geral, deve-se optar por produtos que apresentem:

  • Listas menores de ingredientes;
  • Ingredientes que geralmente se encontra em uma cozinha doméstica;
  • Fruta como primeiro ingrediente (o que indica que a fruta está presente em maior quantidade naquele produto);
  • Ausência ou pequena quantidade de açúcar ou outros agentes adoçantes;
  • Ausência ou menor número de aditivos alimentares (conservantes, corantes, estabilizantes, etc.).

Afinal, qual a melhor geleia para quem faz dieta?

Morango, uva, damasco, cereja, goiaba, tanto faz, o fato é que as geleias de fruta, de preferência, orgânicas, ganham um espaço todo especial como alternativa de acompanhamento para o café da manhã e lanches da tarde sendo, portanto, ótimas opções para quem faz dieta.

Por serem ricas em agentes antioxidantes, elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, dando mais força e energia para o nosso organismo.  Sem dúvida, não só são opções saudáveis, mas ótimas aliadas das dietas de emagrecimento, principalmente, substituindo alimentos gordurosos, como a manteiga e a margarina, por exemplo.

Uma dica é aproveitar e fazer sua própria geleia caseira (o que não faltam são deliciosas e fáceis opções aqui no Clube da Geleia), sem precisar recorrer a um monte de conservantes e corantes.

Basicamente, basta escolher a sua fruta preferida e colocar para ferver com água e um pouco de açúcar, e para ficar ainda mais natural, substituir o açúcar por suco de maçã e limão, que vão servir para dar a consistência de geleia para sua receita e deixá-la ainda mais saudável.

No mais… agora você já sabe que a geleia orgânica é a melhor opção para quem faz dieta, que ela possui muitos benefícios, além de ser saborosa e extremamente saudável!

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts