Qual geleia combina com queijo Brie?

Poucas coisas nos fazem mais felizes do que receber familiares e amigos e poder oferecer um lanche delicioso, não é mesmo? Essa felicidade podemos ainda triplicar se as delícias forem feitas por nós mesmos…

Nesse sentido, uma dica é apostar em uma noite de queijos, vinhos e… geleias, sim!  Até porque as geleias são nosso carro chefe por aqui!

Quando o tema é queijos e vinhos, o queijo Brie sempre ocupa um lugar de destaque, mas aí muita gente tem dúvida em qual seria a melhor combinação de geleia para acompanhar esse delicioso queijo. A resposta? TODAS!

Acredite, se o que quer é maravilhar seus convidados, não pode abrir mão dessa combinação perfeita de queijo Brie com geleia.

E jamais subestime o poder das geleias caseiras! E o conselho é já ir imprimindo as receitas porque vão lhe pedir! Quer impressionar? Então, a dica é apostar, sem medo, na harmonia de queijos com geleias!

Queijo Brie

Quem quer oferecer ou degustar um aperitivo especial, o queijo brie é uma ótima opção. Brie é um queijo francês, maravilhoso, de sabor autêntico, aveludado e delicado, com interior cremoso, possuindo por fora uma crosta branca formada por um tipo de fungo.

Não é para menos que, ultimamente, ganhou o coração de quem gosta de receber em casa os amigos, sempre roubando as atenções.

Enfim, o queijo Brie se tornou o queridinho nos pratos de entrada, nos encontros casuais e nas degustações de vinhos.

Ah… e para quem não sabe, embora por aqui esteja vivendo seu apogeu, ele é o queijo mais antigo da França!

Mas, como resistir a esse queijo com uma casquinha crocante por fora, e super macio e cremoso por dentro?

Pois é, não é para menos que, justamente, ser assim, tão especial, o Brie acabou se tornando uma das iguarias preferidas dos reis e rainhas! Por isso, tem por lá o título de “Rei dos Queijos”! Aliás, a coisa é séria,  essa honraria foi concedida em 1814 no Congresso de Viena, em que o Imperador Carlos Magno I afirmou ser o queijo mais macio e saboroso da França.

Porém, justamente, por ser tão especial, o queijo Brie fomenta dúvidas de como consumi-lo sem anular seu sabor. Por isso, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a saborear o Brie da forma mais incrível!

Como consumir o queijo Brie

Quer aproveitar todo o sabor do brie? Então, a primeira dica é sempre retirá-lo da geladeira, pelo menos, 30 minutos antes de servi-lo. Também procure não deixá-lo muito tempo exposto ao tempo para não interferir na sua textura.

Quem quiser, pode degustar este queijo e saboreá-la sem nenhum acompanhamento, ele sozinho já é uma delícia! Mas, alguns acompanhamentos podem tornar este sabor ainda mais especial e, até mesmo, evidenciá-lo.

Nesse sentido, os primeiros da lista são as geleias, ou mel, sem dúvida, as melhores companhias para esse queijo, até porque, o Brie harmoniza perfeitamente com molhos doces.

E, claro, como não poderia ser diferente, o Brie também cai super bem com pães franceses e torradas.

O mais importante a considerar é que ele pede acompanhamentos mais leves, já que seu sabor é bastante sutil, delicado.

Uma clássica combinação é comer o queijo Brie com figo, ou ainda com damasco ou frutas vermelhas, aliás, a geleia de damasco é uma das combinações mais tradicionais.

E mais, o Brie é tão versátil, que pode ser consumido tanto frio, temperatura ambiente ou quente.

Aliás, vale a pena experimentar colocar o brie no forno por 15 minutos antes de servi-lo, pois isso vai deixar o seu interior ainda mais cremoso para servir com torradas, presunto de Parma, ou com geleia de pimenta!

Outra dica é colocar o queijo Brie em fatias dentro de sanduíches quentes, pois irá derreter perfeitamente!

Sem dúvida, os vinhos, de uma forma geral, são boas escolhas para harmonizar com o Brie, e como as regiões famosas por produzirem esse queijo também são grandes produtoras de espumantes franceses, o legítimo champanhe tornou-se a melhor pedida para acompanhar os aperitivos com Brie.

E na hora de escolher a geleia para combinar com o Brie, se não puder dispor de vários sabores, a dica é apostar na geleia de frutas vermelhas, ou geleia de damasco, que já virou tradição por formar uma combinação incrível ou, quem gostar de sabores mais exóticos, vale apostar na geleia de pimenta.

Mesmo quem não é tão chegado em pimenta, acaba se rendendo ao sabor dessa dupla, logo ao primeiro contato, a pimenta fica em evidência, mas logo vai mesclando com a cremosidade do queijo e no final você já está viciado nessa explosão de sabor.

Receita de geleia de damasco

A geleia de damasco já é uma combinação tradicional, e principalmente, por seu sabor  doce e sutil, que resulta em uma mistura pra lá de sofisticada.

Ingredientes:

  • 200g de damasco
  • 3 colheres de suco de limão
  • 3 colheres de açúcar (se achar que precisa de mais, pode colocar)
  • 2 Xícaras de água

Modo de preparo:

1- Deixe o damasco de molho em 120ml de água por 30 minutos.

2- Escorra o damasco, reservando a água.

3- Corte o damasco em cubos.

4- Em uma panela misture o damasco, o açúcar e a água, levando ao fogo baixo e deixando refogar um pouco.

5- Depois, adicione o suco de limão e deixe apurar, sempre em fogo baixo.

6- Desligue o fogo.

7- Nos últimos 5 minutos da preparação da geleia coloque o queijo brie (inteiro) em uma travessa e leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 5 minutos, esse tempo é apenas para aquecer levemente.

8- Retire o queijo do forno coloque parte da geleia por cima. Deixe um potinho com o restante da geléia ao lado para que os seus convidados se sirvam à vontade.

9- Coloque umas torradinhas para comer junto.

10- Bom apetite!

Quer assistir em vídeo como preparar essa receita? Aperte o play!

Receita de Geleia de Pimenta Dedo de Moça

Ingredientes:

  • 1 maçã e meia ralada
  • 4 pimentas dedo de moça picada
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • Uma pitada de canela em pó
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 limão espremido na hora

Modo de Preparo:

  • Antes de começar, corte as pimentas ao meio (o ideal é que a pimenta esteja bem vermelha), retire todas as sementes e pique bem picadinha;
  • Descasque a maçã, tire os caroços e rale em seguida;
  • Numa panela grossa, adicione a pimenta, a maça ralada, o limão espremido, o açúcar, o sal, a canela em pó e a água;
  • Misture tudo muito bem e leve ao fogo médio;
  • Mexa de vez em quando, quando começar a ferver, abaixe o fogo e tampe a panela;
  • Deixe o molho cozinhar por cerca de mais 5 minutos, ou até que fique cremoso e em ponto de fio;
  • Desligue o fogo e transfira esse molho para um recipiente de vidro, devidamente esterilizado;
  • Essa receita dura até 30 dias na geladeira.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts