Qual o ponto da geleia de jabuticaba?

Rica em compostos bioativos com função antioxidante que, entre tantos benefícios, neutralizam os radicais livres, a Jabuticaba ajuda a equilibrar as taxas de colesterol, reduz o risco de infarto, entre outros.

E a boa notícia é agora é a época de jabuticaba, pois é, de setembro à novembro podemos ver pés lotados dessas maravilhosas frutinhas.

Ou seja, é tempo de geleia de jabuticaba!

E então, se animou? Que tal preparar sua própria geleia de jabuticaba? Um alimentos super saudável e saboroso!

Confira como preparar e qual o ponto certo da geleia de jabuticaba!

Você vai precisar

Não há mistério algum… basta uma boa dose de tempo e paciência, claro, além de alguns utensílios básicos, e já vai poder colocar a mão na massa, ou melhor, na geleia!

Então, separe:

  • Peneira fina ou saco de geleia: para facilitar o trabalho de coar as frutas para extrair o suco.
  • Colher de pau ou uma espátula à prova de calor:  os utensílios à prova de calor não esquentam quando são submetidos a temperaturas elevadas, que é o que acontece com o cozimento de geleia, sem falar que também não apresentam nenhuma reação química em contato com os alimentos ácidos.
  • Panela grande e grossa: é importante não fazer a geleia em panelas muito finas, justamente, para impedir que aqueça mais fácil e acabe queimando as frutas e os demais ingredientes, mesmo em fogo baixo, por isso, é preciso que seja mais grossa, que vai distribuir o calor de uma forma mais uniforme. Sem falar que a mistura precisa ficar cozinhando por um período bem longo, até chegar ao ponto ideal, de geleia. Lembrando que o segredo para preparar geleia é deixar que a água, presente nas frutas, vá reduzindo aos poucos, por meio do cozimento.
  • Recipiente de vidro com tampa: é preciso separar um recipientes devidamente esterilizados, pois é onde serão armazenadas as geleias após o preparo. O produto deve ser colocado no frasco, ainda quente, e bem fechado com a tampa, pois isso impede a proliferação de bactérias, ou que crie mofo.

Dicas e Truques Importantes

Toda receita, por mais simples que seja, tem algum segredo ou dica que vai fazer toda a diferença no resultado final. Por isso, listamos abaixo algumas dicas, simples, mas importantes para poder fazer uma geleia de jabuticaba perfeita.

  • Escolha sempre frutas frescas para preparar a geleia, e evite o suco de fruta congelada. Frutas frescas e, de preferência, maduras e no ponto certo, conferem um sabor especial à geleia. Fuja de frutas passadas ou verdes. Muito maduras, além de possuírem pouca acidez, deixarão as geleias açucaradas em poucos dias. Enquanto frutas muito verdes deixarão a geleia muito ácida. Ou seja, maduras ou verdes, ambas, acabarão alterando o sabor e a durabilidade da geleia. O segredo? O sabor mais acentuado das frutas da estação!
  • Saber armazenar corretamente a geleia é um ponto fundamental para conservar a geleia e evitar bactérias ou mofo. Por isso, logo que terminar seu preparo, armazene-a, ainda quente, em frascos de vidro esterilizados  e com tampa.
  • Usar açúcar cristal para fazer a geleia é um dos segredos de seu preparo perfeito, ele leva mais tempo para se dissolver, evitando que a geleia fique muito açucarada quando esfriar. Se for usar o açúcar refinado, a dica é usar o fogo muito baixo, para que o açúcar leve mais tempo para dissolver.
  • Não deixar de usar o suco de limão, é um ingrediente fundamental, mesmo que na receita que está fazendo ele não seja mencionado, não tenha medo de acrescentá-lo. A quantidade indicada por cada quilo de fruta é de 50 ml do suco de limão. O suco do limão irá regular o pH da mistura do açúcar com as frutas, fazendo com que a geleia adquira a consistência ideal.

Geleia caseira de jabuticaba

Ingredientes:

  • 1kg de jabuticaba
  • 500 ml de água
  • suco de 1 limão
  • açúcar (a quantidade necessária)

Modo de Preparo:

  • Coloque um pires vazio no freezer (para depois testar o ponto da geleia).
  • Em uma panela grande, coloque a jabuticaba e a água, leve para ferver, em fogo alto, por 15 minutos.
  • Desligue o fogo e passe a mistura por uma peneira, espremendo bem as jabuticabas, para todo o líquido ser retirado.
  • Em um copo de medida, meça a quantidade do líquido.
  • A quantidade de açúcar deve ser a mesma quantidade do líquido. Por exemplo, se deu 4 xícaras de líquido, você deve colocar 4 xícaras de açúcar, e assim por diante.
  • Na panela, então, coloque todo o líquido, a mesma quantidade de açúcar e o suco de ½ limão.
  • Leve ao fogo, mexendo sem parar até obter o ponto de geleia (aproximadamente 40 minutos), mexendo devagar e retirando de vez em quando a espuma que surgir na superfície.
  • Comece a testar o ponto da geleia: retire a panela do fogo, coloque 1 colher (chá) da geleia no pires gelado (lembra que colocou no freezer?) , espere 1 minuto, ou até uma película se formar, e, então, empurre a borda e veja se a película se enruga. Se a geleia ainda estiver mole e se espalhando no pires, volte a panela ao fogo por mais alguns minutos, coloque o pires de volta no freezer e repita o teste.
  • Se a geleia estiver no ponto, desligue o fogo e adicione novamente o suco de ½ limão.
  • Por último, espere esfriar completamente e coloque em potinhos com tampa.
  • Sua geleia de jabuticaba estará pronta para servir!
  • Despeje a geleia quente num pote de vidro, devidamente esterilizado e seco, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira por até 1 mês.

Viu como não é nenhum bicho de sete cabeças preparar sua própria geleia de jabuticaba e descobrir o ponto certo?

Você pode servir essa geleia caseira com pão, torradas, biscoitos salgados, até mesmo como cobertura de bolos, ou cheesecake, que tal?

E aí, se animou? Então, siga nossas dicas e faça hoje mesmo sua própria geleia de jabuticaba, mas depois não esqueça de compartilhar com a gente o resultado, ok?

Ficou com alguma dúvida? Então, veja abaixo um vídeo mostrando o passo a passo do preparo da receita dessa maravilhosa geleia de jabuticaba. Ah, e aproveite que está na estação!

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts