Qual queijo combina com Geleia de Pimenta

Você gosta de se reunir com amigos ou família em torno da mesa? Ou mesmo preparar aquele momento especial com a pessoa amada servindo um petisco bem gostoso e, docemente, picante? Ah, então, esse artigo é para você!

Então, se você é do tipo que alia diversão à uma boa gastronomia, ama preparar sua própria geleia, se apaixonou pela geleia de pimenta, mas não sabe com o que combinar, nem mesmo, com que queijo ela combina, então, fique tranquila, esse artigo vai lhe tirar todas essas dúvidas.

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre a geleia de pimenta?

Geleia de Pimenta

geleia de pimenta

Muita gente ainda associa geleia à um alimento feito, exclusivamente, de frutas, na verdade, é possível ousar, fazer geleia de menta, hortelã e pimenta. Sim, pimenta! Quem gosta de sabores exóticos, com certeza, vai se surpreender com a geleia de pimenta.

A geleia de Pimenta possui sabor marcante, ao mesmo tempo que é doce,  também é picante e agridoce, por isso, fica perfeita com queijos.

Mas, se a pimenta não contém pectina, nem acidez em sua constituição, como é possível se transformar em uma deliciosa geleia? Porque em sua receita (existem várias possíveis) ela é sempre acompanhada de frutas, geralmente, aquelas ricas em pectina.

Para quem não sabe, para poder fazer geleias, é preciso contar com dois elementos essenciais: a acidez e a pectina.

A pectina é uma substância encontrada em algumas frutas, que oferecem a dose certa de açúcar e acidez, fundamentais para garantirem à geleia a sua textura gelatinosa.

Ou seja, a pectina é a “alma” das geleias, pois sem ela, a geleia não atingira o ponto ideal, ficará ou muito líquida, ou puxa-puxa.

Vale saber, também, que a pimenta utilizada na fabricação de geleias não deve ser muito ardida, deve ter de médio a baixo teor de ardência, devendo conferir à geleia só um leve ardume.

Uma das vantagens de fazer a própria geleia de pimenta, além de uma grande economia, é não ingerir conservantes nem  corantes, como as vendidas em mercados. Ou seja, além de mais econômicas, são também mais saudáveis.

Receitas de Geleias de Pimenta

Se animou a fazer a própria geleia de pimenta? Então, aqui vão algumas receitas bem simples para fazer hoje mesmo, e se apaixonar!

Geleia de Pimenta

Ingredientes:

  • 2 maçãs fuji ou maça verde
  • 1 xícara de chá de açúcar bem cheinha
  • 2 xícaras de chá de água
  • 2 a 3 pimentas dedo de moça sem sementes e sem o veios brancos
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sobremesa de vinagre de maça

Proporção:

  • 1 maça para cada pimenta dedo de moça e  o resultado é uma geleia bem suave.
  • Se você, como eu,  gosta um pouco mais apimentadinho mas sem exagero, pique 3 pimentas.
  • Se  é daqueles que se garante na pimenta então pique 4.

Geleia de pimenta com maçã com alho

Ingredientes

  • 4 pimentas dedo-de-moça sem as sementes, picadas
  • 1 maçã descascada e ralada no ralo grosso
  • ½ xícara de açúcar
  • 100 ml de suco de laranja (suco de 2 laranjas)
  • 2 dentes de alho inteiros e sem a casca
  • 1 pitada de sal

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.

Descarte os dentes de alho e transfira para um vidro esterilizado. Conserve na geladeira.

Geleia de Pimenta com morango

Ingredientes:

  • 3 pimentas dedo de moça
  • 1 xícara de água
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 caixinha de morangos
  • Polpa de 1 limão
  • Polpa de 1 laranja

Modo de Fazer:
Pique os morangos e a pimenta, junte os outros ingredientes, leve ao fogo por uns 20 minutos, mexendo sempre.
Quando os morangos começarem a desmanchar desligue o fogo. Deixe esfriar e sirva com pão, torradas, ou sobre fatias de queijo.

Geleia de pimenta caseira de maçã com canela

Ingredientes

  • 4 pimentas dedo de moça picadas e sem sementes (as minhas estavam pequenas, por isso coloquei 8)
  • 1 maçã ralada (sem casca e sem semente)
  • 1 limão espremido
  • 1 dente de alho
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pauzinho de canela
  • 1/3 de xícara de água
  • 1 pitada de sal

Porque geleia de pimenta combina tanto com queijo?

geleia de pimenta com queijo

Na verdade, a geleia de pimenta combina com muitos acompanhamentos. Porém, o contraste do salgadinho do queijo  com agridoce da geleia apimentada acaba resultando numa combinação incrível, que agrada até aos mais exigentes dos paladares.

Mas o fato é que a geleia de pimenta harmoniza, também, muito bem  com carnes, pães, torradas e, claro, sempre faz muito sucesso numa tábua  de frios.

Mas, com qual queijo a geleia de pimenta combina mais?

Então, apesar dela acompanhar muito bem queijo coalho grelhado, entre outros, é com o queijo brie que ela casa melhor, sendo servidos juntos nos mais conceituados bistrôs, espalhados pelo mundo inteiro.

Mas, claro, cada um tem seu próprio gosto e, tradicionalismo à parte, vale experimentar com todos os acompanhamentos possíveis para chegar á sua própria conclusão.

Queijo Brie

queijo brie

Conhecido e aclamado mundialmente como o Rei dos Queijos”, o Brie ganhou este título de autênticos reis e rainhas no Congresso de Viena no século XIX, em 1814, que o elegeram um dos queijos mais macios e saborosos da França, a começar pelo imperador Carlos Magno I no século VIII.

Vale saber que, inclusive, o nome deste queijo é uma homenagem ao seu próprio local de origem, a província de Brie, na França, sendo também chamado de queijo parisiense.

No Brasil, o queijo Brie vem se popularizando gradualmente, sendo produzido nacionalmente, com um preço bem mais em conta, embora seja possível encontrar alguns importados industrializados.

Já, os artesanais, feitos com leite cru e de sabor mais complexo, não são feitos no Brasil e, infelizmente, não podem ser importados, devido a nossa legislação sanitária.

Características

O queijo Brie possui casca branca aveludada, resultado da ação de um fungo, o Penicillium camemberti, que empresta essa aparência característica, além de promover a sua maturação de fora para dentro.

Assim sendo, o queijo Brie mais jovem tem a massa em torno da casca mais mole e untuosa, enquanto o centro é mais denso e isso é devido a ação do mofo. Com o tempo, suas enzimas tornam a textura do queijo mais flexível e o seu sabor mais pronunciado. No final, deste processo o sabor é forte e tende ao amoniacal e a massa parece quase derreter.

Qual a fase ideal para consumir?

fase ideal do queijo
Isso depende do gosto pessoal de cada um, já que alguns preferem consumir o Brie mais jovem, enquanto outros  ele mais maturado.

A dica, no entanto, é seja de um jeito ou de outro, não deixar de experimentar o queijo Brie.

No mais, o Brie é um queijo muito versátil, de sabor suave e, ao mesmo tempo, marcante, o que faz ele ser bem-vindo em qualquer refeição, em uma tábua de queijos, ou no café da manhã, ou como entrada, saladas, sobre assados, ou sobremesas.

Embora combine super bem com vinhos brancos e tintos, como as regiões que produzem o Brie e o espumante são vizinhas, sua harmonização se tornou um hábito comum e prazeroso na França.

Geleia de pimenta com queijo Brie

geleia de pimenta com queijo brie

Pense numa dupla perfeita, numa harmonização dos Deuses! É o que teremos ao combinar Geleia de Pimenta com Queijo Brie.

Mesmo quem não é chegado à pimentas vai se surpreender com o resultado dessa mistura, realmente, com o leve ardido da pimenta mesclado à cremosidade do queijo, no final, o sabor é indescritível.

Uma dica é aquecer o queijo com a geleia levemente antes de servir, no mais, só o céu é o limite para degustar essa dupla que casa tão bem!

 

E é isso, agora você já sabe que o queijo que consideram que mais combina com geleia de pimenta é o Brie mas, claro, isso não impede que explore outros sabores.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Você ama Geleia?

Receba os melhores conteúdos sobre geleia diretamente em seu e-mail.

Últimos Posts